Semana Cultural de Cianorte movimentará espaços públicos com diversas atrações

semana-cultural-site01
Entre os dias 07 e 12 de novembro, a Capital do Vestuário será tomada por múltiplas manifestações artísticas e culturais. Trata-se da 3ª edição da Semana Cultural de Cianorte que, a exemplo dos anos anteriores, levará uma diversidade de atrações a espaços públicos. A programação, organizada pela Prefeitura, por meio da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, é gratuita, conta com artistas da cidade e região, e visa incentivar as produções locais.

“Valorizar os movimentos culturais de nossa cidade, proporcionar visibilidade aos talentos locais e aproximar a população das manifestações artísticas são os principais objetivos da Semana Cultural que, neste ano, terá a participação de escolas municipais e estaduais, além de grupos de dança, música, teatro, arte popular, projetos sociais, entre outros”, informou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

A programação terá início na segunda-feira (07), às 19h30, na Praça Primo Manfrinato, com apresentações escolares, da Fanfarra Municipal de Cianorte e da Orquestra de Viola Caipira de Cianorte. Na terça-feira (08), às 19h30, na Praça Itamar Orlando Soares (Feira do Produtor em frente ao CSU) será a vez do Grupo Corisco de Capoeira, juntamente com apresentações escolares. Na quarta-feira (09), às 19h30, no Largo Duque de Caxias (Feira do Produtor do Cianortinho), além das escolas, também se apresentarão os projetos sociais dos Seis Conjuntos (Mexa Mais) e do Beatriz Guimarães.

Já na quinta, sexta e sábado (10, 11 e 12), as atividades acontecerão entre as 9h e as 21h, na Praça Raposo Tavares, com exposições de pintores, escultores, artesões e floristas da Aflotur. “Diferente do último ano, teremos a Praça da Cultura ao invés da Rua da Cultura. A mudança visa ampliar o acesso ao espaço, que não necessita da interdição do trânsito e possibilita maior visibilidade”, apontou Silvana.

Os destaques da quinta-feira (10) serão o Circo Imaginarium, às 10h, e a Orquestra de Câmara Santa Cecília de Umuarama, às 20h. A sexta-feira (11) será dedicada à arte circense e ao teatro. O ponto alto está marcado para as 20h, com a peça “Uma robô adolescente”, da Companhia Boal. Já no sábado (12), apresentações de dança, bem como atividades recreativas do curso de Educação Física da Unipar prometem movimentar a Praça que, às 16h, recebe a Fanfarra Municipal de Cidade Gaúcha e, às 18h, o Aulão de Zumba. Às 20h, o Grupo de Dança Flamenca de Umuarama marcará o encerramento da Semana Cultural.

“Contamos com uma programação extensa e diversificada, que visa atrair os mais variados públicos, desde as crianças aos idosos, e que abrange mais bairros, além do centro. Tudo será gratuito e foi pensado com o objetivo de ampliar o acesso a cultura. Assim, agradecemos ao prefeito Bongiorno por oportunizar todas as condições necessárias para a realização deste evento, bem como a todos os que irão abrilhantá-lo com suas participações”, finalizou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Texto e foto: Assessoria PMC

Compartilhe: