• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


21 de novembro de 2017

12:53

Seis Conjuntos, o coração popular de Cianorte

Publicado em 27 de julho de 2016

seis01

Toda cidade tem seu bairro populoso que tem quase vida própria. Em Cianorte o Seis Conjuntos é o bairro popular que tem estrutura, serviços públicos e sociais, escola, lazer, campo de futebol, posto de saúde, capela mortuária, comércio variado na rua Uirapuru (foto ao lado), igrejas, linha de ônibus urbano, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outras opções para a comunidade. Que, assim como em todo bairro de periferia, trabalha duro para melhorar de vida.

Assim foi com o pedreiro aposentado José Honório Luiz, 69 anos, que mora na região há 46 anos e foi onde criou a família com esposa e três filhos em uma casa própria. “Eu acho excelente morar aqui e nunca me aconteceu nada de ruim nesse bairro”, conta o aposentado que costuma andar de bicicleta pelas ruas e nunca pensou em mudar.

O bairro também oferece oportunidades. O comerciante Francisco Baleco de Lima, 56 anos, tira seu sustento de um bar desde 2001. A Lanchonete e Sorveteria Baleco tem até uma caixa de som onde o próprio dono interage com seus clientes quando o estabelecimento está cheio. “Gosto mito de morar aqui. O Seis Conjuntos aumentou muito e continua crescendo”, comenta Baleco.

Ele lembra que já passou maus momentos no bairro no passado, como quando não tinha asfalto em sua rua e era preciso colocar tábuas no piso para se conseguir entrar em casa porque quando chovia fazia muito barro e tinha enxurrada na rua.

EXPANSÃO – O Seis Conjuntos foi criado em 1991, fica na região Sudoeste da cidade e tinha uma população de 11,2 mil habitantes, segundo o Censo de 2010. Hoje a estimativa não oficial é de mais de 16 mil moradores. O nome se deve à aglomeração de seis conjuntos habitacionais quando foi feita uma organização da região. Assim, o Cianorte 2, João de Barro, Cidade Alta, Bela Vista, Jardim Primavera e o Asa Branca 1 passaram ser conhecidos como Seis Conjuntos.

PROBLEMAS – Uma das poucas situações que faz com que o morador do Seis Conjuntos precise ir ao centro é para serviço bancário. Além de não ter banco, o problema mais latente no Seis Conjuntos é a criminalidade. É comum os boletins policiais terem ocorrências na região. Como prisões e recuperação de veículos furtados. O pedido por mais segurança é quase uma unanimidade entre os moradores.

Tanto Baleco quanto Honório Luiz foram incisivos quando questionados sobre as carências no bairro. E a polícia tem consciência disso. “Não podemos negar que a criminalidade é alta, é uma realidade”, comenta o capitão da 5ª Companhia de Polícia Militar, Claudio Silva, citando que o maior problema no bairro são os assaltos, superando até o tráfico de drogas. “Mas a população só vê os assaltos, não vê o trabalho de prevenção que fazemos”.

O capitão cita que há patrulhamento pelo bairro. E Silva informa que o fluxo da polícia aumentará a partir de setembro quando os soldados alunos que fazem curso da PM em Cianorte serão efetivados.

seis05

“Melancia” é a voz do povo

O presidente da Associação de Moradores do Seis Conjuntos é bem popular. Basta que José Roberto de Freitas (foto abaixo), 54 anos, saia na rua para ser abordado pelos moradores pedindo alguma coisa.
É pintura, tapar buraco, iluminação, sinalização. Até dinheiro. “Atendo umas 20 pessoas por dia. Já me pediram caminhão de terra, pagar conta de luz e até bolo para festa de aniversário”, lembra sorrindo Freitas, que é conhecido como ”Melancia”, apelido do trabalho como agricultor.

Ele foi um dos fundadores do bairro e lembra que teve muita dificuldade no começo.
seis02Fez mutirão para recolher lixo, abaixo-assinado para ruas, mobilizou pelo salão comunitário, que hoje atende centenas de pessoas com atividades culturais, religiosas, capoeira, esportes e festas como aniversário e casamento.

“Melancia” ressalta o acesso que tem no poder público, principalmente pela importância do bairro para Cianorte. Lembra desde o falecido Edno Guimarães e elogia a parceria com o chefe de Divisão de Desenvolvimento Comunitário, Antônio Lino da Silva, que sempre atende suas demandas. “Os moradores são beneficiados por vários programas da prefeitura”, anuncia Lino, destacando o “Minha casa melhor” que reforma moradias antigas e também o “Teto solidário”, que constrói casas populares para famílias com renda até três salários mínimos.

Além de atender a ampla e constante demanda por recape asfáltico, poda de árvores, rebaixamento da rede elétrica, entre outros.

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais