Segurança alimentar e nutricional é tema de conferência em Cianorte

 

A festa da democracia existe, e ela acontece nas conferências municipais. Assim foi, em Cianorte, na III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada nessa terça-feira (04), no auditório do Paço Municipal. Com o tema “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”, o evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), é um espaço democrático de debates e pactuações políticas entre o Poder Público e a sociedade civil.

Com o objetivo de avaliar, no seu âmbito de realização, a implementação dos direitos da população e o levantamento de propostas para consolidação desses direito, o encontro reuniu aproximadamente 50 representantes do poder público, de entidades assistenciais, de instituições escolares, de órgãos da agricultura, de produtores rurais, bem como de profissionais da área da saúde e nutrição.

Durante todo o dia, os participantes debateram sobre a alimentação como princípio de existir; os desafios e as possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos. “Esse é o momento para refletirmos e discutirmos questões que se tornarão propostas para o desenvolvimento de ações práticas para a Segurança Alimentar. Agradeço a cada um dos presentes pelo engajamento em nossa luta por dias melhores”, destacou a presidente do Consea, Sandra Rosa da Silva Zubioli.

Representando o prefeito Bongiorno, o secretário municipal de Agricultura, Georges Robert Charron Junior, elogiou o comprometimento dos participantes. “A atual administração é democrática, transparente, aberta e participativa. A conferência tem um peso. Vamos manter esse diálogo e interação para que todas as decisões que tomarmos sejam compartilhadas com os demais órgãos envolvidos. É o caminho para a melhoria da alimentação no Brasil”, disse o secretário.

Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra da assistente social e coordenadora dos Programas de Atendimento Sócio Educativo e Aquisição de Alimentos de São Tomé, Selfa Barbosa Vilela. Também estiveram presentes na oportunidade os vereadores, Sílvio do Pátio, Márcia Pereira e Sérgio Mendes; o gerente regional da Emater, Roberto Aparecido Corredato; e o chefe do Núcleo Regional da Seab, Francisco Cascardo Neto.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: