Segunda-feira (15) não será feriado em Cianorte

feriado

Muitos cianortenses têm questionado o que abre e fecha no próximo feriado municipal, dia 13 de maio, quando celebramos o Dia de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira da cidade.

Os motivos da confusão são a Lei nº4211/2013, que determina que “o feriado do Aniversário de Cianorte será comemorado na segunda-feira subsequente, quando o dia 26 de julho recair às sextas-feiras ou sábados”; e também mudanças no calendário do comércio local.

Assim, a Prefeitura de Cianorte esclarece que, além da referida lei não ser válida para o feriado de 13 de maio, o qual não será transferido, este ano temos uma excepcionalidade: o comércio funcionará no sábado (13), até as 16 horas. Isto porque, em 2017, as comemorações da Igreja Católica antecedem o Dia das Mães, uma data em que tradicionalmente o comércio trabalha em horário estendido.

É importante lembrar que o descanso do Dia da Padroeira foi antecipado para o dia 27 de fevereiro (véspera de Carnaval), por meio de um acordo realizado entre a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte (SINDECC) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte (SINCOVARTE).

As comemorações para os fieis católicos, como missa solene e coroação de Nossa Senhora, acontecerão no dia 13 de maio, às 20 horas. E na segunda-feira subsequente (15), o expediente será normal.

Texto e arte: Ascom PMC

Compartilhe: