Secretaria de Assistência Social promove capacitação aos conselheiros municipais

conselheirosEm Cianorte, na última segunda-feira (04), os novos conselheiros municipais da rede socioassistencial completaram um ciclo de aprendizado. No total, foram quatro encontros que, promovidos pela Secretaria de Assistência Social, tiveram como objetivo qualificar a participação popular no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para o fortalecimento da atuação dos órgãos de políticas públicas, bem como para o efetivo exercício do controle social, por meio da compreensão das atribuições de um conselheiro na conjuntura político-social do município.

Cada reunião tratou um assunto, em módulos com duração de oito horas, sendo: Percurso Histórico Trilhado Pela Assistência Social; Serviços e Equipamentos Descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais; Instrumentos de Gestão da Política de Assistência Social; Orçamento e Financiamento. Os conteúdos foram ministrados pelas assistentes sociais Marly Correia Faria Bavia, especialista em Política de Assistência Social, e Valeria Cristina Costa, mestranda em Políticas Públicas.

“Agradecemos a cada um que compareceu e aproveitou a oportunidade de capacitação. Os conselhos são responsáveis pelas funções de elaboração, acompanhamento e avaliação dos planos de Assistência Social, bem como pelo controle, fiscalização e acompanhamento da gestão de fundos. São atribuições que exigem um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Por isso, é essencial que seus membros entendam as leis e ferramentas, de acordo com as deliberações de conferências da Assistência Social”, destacou a secretária municipal, Marlene Benalia Bataglia, lembrando que os conselhos são compostos de forma paritária por representantes do governo e da sociedade civil. (Texto e Foto: ASCOM PMC)

Compartilhe: