Seab orienta agricultores de São Manoel do Paraná

Foto SM 2O Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) orientou agricultores da região de São Manoel do Paraná (a aproximadamente 90 km de Cianorte). Foi feita uma reunião na sede da SEAB em Cianorte na manhã de ontem (13) com representantes da secretaria, Emater e da prefeitura de São Manoel do Paraná.

O objetivo do encontro foi firmar um termo de parceria para desenvolvimento da agropecuária no município. O projeto também visa reativar a Cooperativa dos Produtores da cidade. “Uma das missões da SEAB é justamente apoiar as políticas públicas municipais”, comenta o chefe regional da SEAB, Francisco Cascardo Neto. Na oportunidade também foi anunciado repasse de R$ 210 mil do governo estadual para o programa Microbacias do município.

Cascardo cita que o prefeito Agnaldo Trevisan já havia pedido um diagnóstico da situação agropecuária do município para que fosse feita uma estratégia de modernização do setor. “A vocação da nossa cidade sempre foi a agricultura. Mas, observamos que com o passar do tempo foi se perdendo a identidade e hoje nossos produtores estão com dificuldade de se manter na atividade”, explica o prefeito.

Com isso, a Seab colocou sua rede de serviços no projeto como o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Centro de Referencias Agroecológicas (CPRA), Instituto Florestas Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), entre outros.

Num primeiro momento, foram apresentadas informações para aproximadamente 80 famílias e depois outros agricultores de segmentos diferentes também receberão orientações sobre como melhorar suas produções.

Entre as culturas trabalhadas estão fruticultura, cultivo protegido, sericicultura, pecuária leiteira moderna voltada a pequena propriedade, pupunha e oleicultura. “Não devemos impor ao produtor uma atividade, que muitas vezes, por fugir de seu perfil, não tem continuidade”, anuncia o chefe do escritório regional da Emater, Anizio Menarim. (Com informações da Seab)

Texto: Andye Iore com informações da Seab / Foto: Seab / Divulgação

Compartilhe: