Seab faz reunião sobre aprimorar produção leiteira na região

emater-mai17Foi realizada hoje (17) no Sindicato Rural de Cianorte uma reunião com técnicos do Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) sobre a produção leiteira da região cianortense. Foram 30 especialistas do setor de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Cianorte que receberam informações sobre o projeto da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para ampliar e melhorar a produção agropecuária paranaense dividido por regiões. A cianortense ficou com leite, carne e frutas. “A região de Cianorte tem cinco propriedades de destaque na produção leiteira que vão participar do projeto”, explica o gerente regional da Emater, Anízio Menarim Filho.

A intenção é aplicar medidas e tecnologias em 50 propriedades da região, baseadas nas referencias que os técnicos receberam na reunião. E também intermediar ações entre laticínios e cooperativas. Com isso, levar as melhorias para outras 500 propriedades, o que vai aumentar a produção e renda dos pequenos agricultores. O planejamento é ampliar em 20% o Valor Bruto da Produção (VBP) dentro de dez anos.

A região Noroeste tem 7.512 produtores de leite, sendo que 4.626 são atendidos pela Emater. Desses, 50 unidades são  referência no setor. A media de produção é de 4,8 litros por vaca/dia. E com o novo projeto a  meta é chegar a 15 litros.

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) tem dado apoio e atualizando os produtores rurais sobre as novas práticas de produção. O projeto regional do governo estadual será feito com um pacote de medidas com foco na alimentação dos animais, sanidade, planejamento, tecnologia, entre outros aspectos. Incluindo participação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

O programa regional foi anunciado pelo secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, em setembro do ano passado quando ele visitou Cianorte.

COMEMORAÇÃO – A Emater comemora 60 anos na próxima sexta-feira (20). A data será celebrada na região com um dia de campo sobre hortifrúti numa propriedade rural em São Tomé (a aproximadamente 20 quilômetros de Cianorte).

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: