SEAB disponibiliza profissionais para a AMENORTE

seab01Já estão trabalhando na regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em Cianorte dois profissionais para atuarem nas cidades da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (AMENORTE).

O engenheiro agrônomo Anízio Menarim Filho e o engenheiro florestal Miller Siqueira Martins farão um trabalho de reorganização do setor florestal na região. “A região Noroeste tem um enorme potencial nas atividades florestais”, comenta o chefe regional da SEAB, engenheiro agrônomo Francisco Cascardo Neto, que considera o reforço na equipe como um reconhecimento do trabalho feito na região do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. “Entre os trabalhos que poderemos fazer estão unir empresas consumidoras, instituições públicas, viveiristas e os que fazem parte do setor”.

Foi realizada na última terça-feira (28) em Cianorte a primeira reunião na região Noroeste do Instituto de Florestas do Paraná (IFPR). Foi anunciada a realização de cinco workshops em abril na região: em Cianorte, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Os eventos serão para apresentar o IFPR ao setor florestal regional e iniciar a construção de um plano regional de desenvolvimento florestal.

Os novos funcionários já trabalham em seus projetos. “O instituto tem que se organizar em termos tecnológicos, organizacionais, legais e operacionais, para o desenvolvimento do setor dos cultivos florestais e suas cadeias produtivas, adequado às diversas regiões e características do Paraná”, explica o engenheiro agrônomo, Anízio Menarim Filho.

Já o engenheiro floresta Miller Siqueira Martins anuncia que serão implantados projetos de médio e longo prazos. “Vamos atender a demanda atual de madeira e para a expansão das atividades industriais do setor, aliado à geração de empregos, renda e proteção ambiental, tanto na zona rural como urbana”, exemplifica.

Participaram da reunião em Cianorte os chefes dos núcleos da Seab de Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí, os chefes regionais da EMATER destes municípios, coordenadores regionais da ADAPAR, representante da Casa Civil e a equipe regional do Instituto Florestal do Paraná.

O QUE É – O Instituto de Florestas do Paraná (IFPR), autarquia ligada a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), foi criado em 2014 para coordenar o desenvolvimento de políticas públicas para as florestas plantadas do Paraná e articular  políticas públicas para os setores de florestas plantadas.

SEAB entrega trator e assina convênios na região

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) entregará amanhã (31) um trator para a associação de produtores rurais de Guaporema e também assinará dois convênios do Programa Gestão de Solos e Aguas em Microbacias para as cidades de Cidade Gaúcha e Rondon, sendo que cada uma receberá R$ 220 mil reais. “É um passo importante para alavancar o desenvolvimento da agricultura familiar na região”, considera o chefe do Núcleo Regional da SEAB, Francisco Cascardo Neto.

Texto: Andye Iore com informações da Seab / Foto: Divulgação SEAB

Compartilhe: