Saúde promove ações sobre as hepatites virais

 
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Sesc, o Instituto do Fígado e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, promove nesta sexta-feira (29), das 9 às 16 horas, em Curitiba, ação em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Serão oferecidos à população testagem rápida para hepatite B e C, distribuição de material educativo, vacinação contra hepatite B, quando necessário, além de informações e orientações de prevenção.
O chefe da Divisão Estadual de DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco Carlos dos Santos, disse que a iniciativa visa o diagnóstico precoce das hepatites virais. “Quando identificamos as pessoas com a doença podemos oferecer o tratamento em tempo hábil, o que impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo”.
 
PREVENÇÃO
As hepatites virais são doenças infecciosas provocadas por vírus que atacam o fígado. Quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal e falta de apetite. Em 2017, o Paraná notificou 1,6 mil casos de hepatite B, 1,1 mil de hepatite C e 57 de hepatite A.
“O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar as hepatites virais B e C, pois permite a detecção rápida e o diagnóstico precoce dessas doenças. O teste dura em torno de 20 minutos e, conforme o resultado, a pessoa recebe as orientações e os devidos encaminhamentos”, diz a enfermeira da Divisão, Merari Gomes de Souza.
Sexo sem preservativo, compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam podem ocasionar a contaminação pelo vírus B, C e D. “Reforçamos que o indivíduo deve estar sempre atento, e que a prevenção e o uso de camisinha é a melhor forma de se proteger contra doenças”, diz a enfermeira.
O Ministério da Saúde disponibiliza testes rápidos durante o ano inteiro na rede pública de saúde. No próximo mês, as Regionais de Saúde do Estado farão campanhas e atividades pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado em 28 de julho.
 
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Compartilhe: