Sanepar orienta população para uso racional de água

agua

A Sanepar orienta a população a usar a água de maneira racional para evitar o desabastecimento em razão do alto consumo nestes dias de calor intenso. Apesar das barragens que armazenam água para abastecimento em Curitiba e na Região Metropolitana estarem com uma capacidade de 90% de reservação e da produção de água estar normal, algumas localidades de regiões mais altas ou mais distantes, com imóveis sem caixa-d’água, podem registrar falhas no abastecimento.

Em algumas regiões do estado houve aumento de consumo de água acima de 10%. Por isso, foram tomadas medidas como rodízio no consumo em algumas cidades para que a reservação de água volte ao normal. Cidades como Francisco Beltrão, Guarapuava e Ponta Grossa já receberam ações da Sanepar nesse sentido.

Segundo a gerente da Produção da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Rita Becher, a Sanepar trabalha de forma integrada entre os sistemas, possibilitando um equilíbrio na distribuição da água. “Quando identificamos um consumo muito alto em um determinado local, podemos levar água de outra região para lá. Mesmo assim, os imóveis que estiverem no final do caminho percorrido pela água nas redes de distribuição podem ficar desabastecidos durante um período”, esclareceu.

DICAS – A Sanepar tem algumas dicas de como usar a água de maneira racional, como lavar carros e calçadas com balde em vez de usar a mangueira, fechar a torneira ao enxaguar a louça e ao escovar os dentes e consertar os vazamentos.

Com informações da Sanepar 

Compartilhe: