Sanepar mostra investimentos a serviço do saneamento e saúde

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, apresentou nesta sexta-feira (1), em Foz do Iguaçu, os principais investimentos da Companhia para levar serviços de água e esgoto aos municípios do Paraná. Stabile participou do Encontro Governo 5.0 que reuniu representantes de mais de 350 municípios interessados em conhecer as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Até 2023, a Sanepar investirá mais de R$ 7,1 bilhões. O presidente informou que estão em andamento no Estado 49 empreendimentos, entre projetos e obras. Atualmente, mais de 10 milhões de paranaenses são atendidas com água potável. E cerca de 700 mil pessoas vivem em municípios que ainda não possuem esgotamento sanitário. O objetivo da Sanepar é reduzir este número e fazer com que, nos próximos anos, mais de 300 mil pessoas tenham acesso ao serviço que é essencial para a saúde.

Stabile destacou ainda que a prioridade da Sanepar é investir nos municípios menores. Ele citou Jaboti, Perobal, Centenário do Sul, Francisco Alves, Califórnia. Sapopema e Santa Cruz do Monte Castelo como cidades em que recentemente a Sanepar colocou em operação coleta e tratamento de esgoto. Em Bituruna, Manoel Ribas e Turvo o serviço está sendo implantado.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

A Sanepar também apresentou em seu estande o Centro de Tecnologia e Inovação, onde são desenvolvidos os projetos mais avançados da empresa. Segundo Stabile, a Companhia tem 22 profissionais que trabalham exclusivamente buscando boas práticas tecnológicas no Brasil e no mundo. “Temos convênios com 18 entidades internacionais e mais de 30 nacionais. Isso eleva o nível da Sanepar à excelência. Somos referência para o setor, não apenas no Brasil, mas na América Latina. Os investimentos da Sanepar em tecnologia significam inovação a serviço da saúde e do meio ambiente. Inovação é respeito à população e também ao meio ambiente. Sem a preservação ambiental não haverá água no futuro”, disse.

ESTIAGEM

A falta de chuva dos últimos meses que provocou redução na vazão de poços e rios em algumas cidades do Paraná também foi abordada pelo presidente. Ele falou aos prefeitos e vereadores, que participaram do evento, que a Sanepar está trabalhando para enfrentar a estiagem. “Embora a falta de chuva independe da ação da Sanepar ou das pessoas, é trabalho da empresa minimizar os seus efeitos. Estamos investindo em tecnologia e novos equipamentos para que, apesar da estiagem, a população tenha em água de qualidade em suas residências”, disse.

Stabile ressaltou que é preciso um pouco de paciência e colaboração neste período mais crítico. “A Sanepar trabalha todos os dias 24h para levar água de qualidade para a população”.

NOVOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

No estande da Sanepar na Feira de Serviços do Governo 5.0, foram apresentados os principais serviços que estão à disposição de prefeitos e vereadores. Entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro, diretores e representantes da Companhia atenderam os líderes públicos e mostraram novos equipamentos que garantem a qualidade da água distribuída e tecnologias que visam monitoram o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto. “Prefeitos e vereadores são eleitos como representantes da população. Respeitamos, portanto, as demandas que chegam até por parte deles”.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: