SAMU de Cianorte muda de endereço e recebe novas ambulâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), especializado em emergências clínicas, traumáticas, obstétricas, pediátricas e psiquiátricas,passa por importantes mudanças em Cianorte. A começar pelo seu endereço que, desde 10 de outubro, passou a ser a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que, para receber o órgão passou por uma série de mudanças. Outra novidade é o reforço da frota, já que o órgão, nessa quinta-feira (31), recebeu duas novas ambulâncias.

“Estamos dando continuidade a um trabalho de longo prazo que busca melhorar a saúde na nossa cidade, nas diferentes esferas e órgãos. Em 2013, quando criamos o SAMU, colocamos o órgão na antiga sede do Corpo de Bombeiros e agora o trouxemos para a UPA, que é o local mais apropriado”, disse o prefeito Bongiorno. “A antiga estrutura já não atendia maisalgumas questões de esterilizações e armazenamentos dos materiais, por isso solicitamos a transferência”, relatou a coordenadora geral do SAMU Noroeste, Eliana de Lima Beraldo.

Segundo a coordenadora, há outros motivos para a mudança. “O Ministério da Saúde tem um projeto de que todos os SAMUs estejam dentro das UPAs e, além disso, os nossos profissionais, que atuam 24 horas, contarão com mais segurança aqui”, disse. Para acolher o serviço, a UPA recebeu diversas benfeitorias, entre elas um novo abrigo para o estacionamento das viaturas, um tanque de lavagem das macas e melhorias estruturais e imobiliárias nos quartos, almoxarifado e sala de estar. O investimento do Governo Federal, com contrapartida municipal, foi de cerca de R$60 mil.

Falando em investimento, o Serviço ainda recebeu duas novas ambulâncias, também adquiridas pelo Governo Federal, por R$ 172,4 mil, cada. “Essas aquisições e o novo local representarão grandes avanços na saúde do nosso município. Certamente, desse modo, conseguiremos agilizar a prestação de socorro em casos emergenciais”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinoto, acompanhada da chefe da Divisão de Administração, Silvia Rampazzo Litwinzuk.

Durante a visita feita à base do SAMU para a entrega das chaves dos veículos, nessa quinta-feira (31), o deputado estadual Jonas Guimarães, elogiou o empenho da administração em promover os avanços no serviço. “A população só tem a ganhar com tudo isso”, comentou.

A ocasião também foi acompanhada pela chefe de Gabinete e procuradora do município, Glauci Águila Porcel; pelos secretários municipais de Administração, Eliab Vieira Moreno, de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, e de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Wanderley Fernandes; pelo chefe da Divisão de Patrimônio Público, Reginaldo Epifânio de Souza; pela secretária executiva do Ciscenop, Andréia Lemos; pela diretora da UPA, Ana Paula Ribeiro Águila; pelo engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Bruno Baioni; pela coordenadora do Provopar, Neide Ferreira; e por assessores e servidores públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: