SAIBA QUAIS OS ALIMENTOS QUE MAIS ESCURECEM OS DENTES:

Provavelmente você já deve ter percebido que seus dentes não tem uma cor única, pois eles possuem mais de uma cor, por isso são chamados de policromáticos (poli = muitos (as), cromáticos = cores).

Na primeira dentição os dentes são geralmente mais claros. A razão é porque são menos mineralizados e porque predomina na sua composição mais carbonato e menos cálcio. Quando caem os primeiros incisivos, os dentes definitivos que os substituem nascem mais amarelos e contrastam com os dentes de leite adjacentes, e isso é normal.

A parte mais branca do dente é o esmalte da coroa. A dentina que fica por baixo é ligeiramente mais escura. Essa camada mais externa do dente é praticamente transparente, e o que dá a cor aos dentes é a parte mais interna, ou seja, a dentina.

Quanto maiores forem os cuidados no sentido de preservar o esmalte, mais brancos se mantem os dentes ao longo da vida. O esmalte não se renova nem se recupera e por isso a sua agressão deve ser evitada. Portanto, o esmalte do dente funciona como o protetor da dentina e quando esse esmalte é afetado, começa a aparecer alguns problemas. O dente fica mais exposto, aumentando as chances de absorver os pigmentos do que comemos.

Por isso, é importante a higiene logo após as refeições. A escovação dental ajuda muito se for feita com frequência e da forma correta, pois remove os corantes da superfície dos dentes, evitando o escurecimento ao longo dos anos.

Um bom exemplo é se você já tomou açaí ou vinho tinto deve ter reparado na hora como seu sorriso ficou roxinho e a boca manchada. Geralmente, uma boa escovação seguida do enxaguante bucal resolve o problema, mas, se tomados frequentemente, os dentes podem ficar escurecidos e é mais complicado deixá-los brancos novamente só com creme dental e escova.

O café é outra bebida que tem um poder muito grande de manchamento, principalmente se você bebe muitos durante o dia. Já se você é daqueles não abre mão de apenas um cafezinho depois do almoço, compense com uma boa higiene oral em seguida. Um bochecho com água também já ajuda a evitar que os corantes ou a acidez fiquem na boca, além de colaborar com o trabalho da saliva para repor os minerais do dente que haviam sido perdidos.

A acidez também pode causar manchas. Refrigerantes, bebidas isotônicas, e frutas cítricas também podem ser as vilãs do seu sorriso. O excesso de alimentos muito ácidos aumentam as chances do dente sofrer com a ação dos pigmentos, pois o esmalte é atacado, perdendo minerais que são importantes para o bom funcionamento de toda a boca. Vale lembrar, que com os alimentos ácidos, você deve aguardar entre 10 e 20 minutos para escovar os dentes. Abaixo listamos alguns alimentos mais propensos a manchar seus dentes com o consumo em excesso:

Frutas: limão, laranja, kiwi, abacaxi, tangerina, amora, mirtilo (Blueberry);

Bebidas: café, chá preto, refrigerantes, vitaminas efervescentes, suco de uva, vinho tinto;

Outros: molho shoyo, beterraba, catchup e açaí.

É fácil identificar alimentos que podem escurecer os dentes por terem cores escuras. Porém, a mancha vai depender do tipo de alimento, da frequência de consumo e dos seus hábitos de higiene oral.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse