Safratec 2016 reúne 4 mil produtores rurais  na região

soja01Apesar das chuvas intensas dos últimos dias, está mantida a programação do Safratec 2016, importante mostra de tecnologias para o agronegócio, que será realizada essa semana, em Floresta (a aproximadamente 75km de Cianorte), região de Maringá.

A iniciativa da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, prevista para amanhã (19) e quarta-feira (20) a Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), às margens da PR-317, conta com a participação de instituições de pesquisa e cerca de 50 empresas parceiras, entre produtoras de sementes, fornecedoras de insumos em geral e maquinários.

O evento ficará aberto das 8h30 às 17h e, entre outros destaques, os 4 mil produtores aguardados vão poder conhecer protocolos relacionados ao incremento da produtividade de soja. No local, entre outros destaques, será demonstrado quanto de área era necessário para produzir uma única saca de 60 quilos de soja em 1970 e a evolução que se sucedeu nas décadas seguintes, até os dias atuais.

Trazendo uma síntese das mais recentes novidades, entre as quais novos cultivares de soja, o Safratec é uma das principais realizações do gênero na região. Segundo o engenheiro agrônomo Edner Betioli Júnior, responsável pela UDT, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) terá uma estação no evento onde irá apresentar os resultados de quatro anos de trabalhos realizados no local, sobre manejo de solo.

Por sua vez, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estará levando aos produtores informações sobre resultados do uso de calcário e gesso para correção química do solo.

CRÉDITO – Parceira dos bons negócios, a Sicredi União PR/SP oferece vários programas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com diferentes opções de investimento, juros e prazos, proporcionando oportunidades e aumento da rentabilidade para os associados.

Na Safratec, a instituição financeira colocará a disposição dos associados da Cocamar R$ 5 milhões em linhas de crédito. O valor estará disponível para financiamento de máquinas, equipamentos, insumos e uma série de produtos oferecidos pelos expositores no evento.

De acordo com o assessor de negócios para crédito rural da Sicredi União PR/SP, Gilberto Paulo Rauber, a finalidade da cooperativa é facilitar a geração de negócios aos participantes. “A agência móvel estará presente, um caminhão adaptado que tem por objetivo atender os associados e visitantes. Os gerentes das agências e de negócios estarão de prontidão para tirar dúvidas, auxiliar e expor qual será a melhor linha de crédito para o associado”, esclarece Rauber.

Texto: Ascom Cocamar e Sicredi / Imagem ilustrativa

Compartilhe: