Sábado é dia de vacinação contra a gripe em Cianorte

gripe

Para mobilizar todo o país no combate à gripe, o Ministério da Saúde promove, neste sábado (13), o “Dia D” da vacinação contra a doença. Em Cianorte, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que preparou um esquema especial de trabalho para atender o público-alvo. Todas as unidades de saúde do município, inclusive as dos distritos de São Lourenço e Vidigal, assim como a Sala de Vacina (Avenida Allan Kardec, nº 741), prestarão o serviço das 8h às 17h, sem pausa para o almoço.

A ação conta com a participação do Zé Gotinha que, a partir das 10h, realizará o tradicional passeio pela cidade, com o carro do Corpo de Bombeiros, para divulgar a campanha. Devem ser vacinadas as crianças de seis meses às menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), bem como a comunidade prisional e os povos indígenas.

“A vacina é gratuita e garante proteção contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. Para receber a imunização, lembramos aos adultos que é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, alertou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

A campanha começou no dia 17 de abril e segue até o dia 26 de maio. No total, em Cianorte, a estimativa é de que 21 mil pessoas sejam imunizadas, sendo que a meta é atingir 90% deste público.

Texto e foto: ASCOM PMC

Compartilhe: