Sábado é dia de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero

cancer_arteAs mulheres cianortenses têm um importante compromisso neste sábado (21): a prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. Isto porque, como parte das ações em decorrência do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando com uma escala especial para o público feminino e, nesta ocasião, as Unidades Básicas de Saúde do Cianortinho, Extensão, Setor 03, São Lourenço e Vidigal estarão atendendo das 8h às 16h, prestando exame clínico de mamas e o Papanicolau, bem como o encaminhamento das mulheres acima dos 40 anos para mamografia.

Segundo a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Andreia Domingos, todas as mulheres, principalmente as com vida sexual ativa, devem realizar os exames, pelo menos, uma vez ao ano. “A periodicidade garante o diagnóstico precoce de lesões e nódulos, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis das doenças, o que evita complicações e proporciona maiores chances de um tratamento de sucesso”, explica.

Não é necessário agendar horário e também não é preciso comparecer a UBS de referência, conforme afirma a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiato Pricinotto: “Basta apresentar-se em uma das unidades com o documento de identificação e o Cartão do Cidadão, conhecido como ‘cartão do postinho’. Não será exigido que o atendimento da paciente esteja atrelado ao seu endereço, portanto, mesmo que nenhuma das UBSs abertas seja a mais próxima de sua residência, os serviços serão realizados normalmente. O importante é comparecer e fazer”.

Cuidados a serem tomados antes de fazer o exame Papanicolau

Ao menos nas 48 horas que antecedem o Preventivo é importante seguir as seguintes orientações: não estar no período menstrual; não usar creme vaginal; não utilizar ducha na região íntima e não fazer lavagem interna; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve; não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

TEXTO E IMAGEM: ASCOM PMC

Compartilhe: