Sábado é Dia D de vacinação contra o sarampo

Os cianortenses de cinco a 59 anos têm um importante compromisso com a saúde neste sábado (15): receber a imunização contra o sarampo. Para isso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive dos distritos de São Lourenço e Vidigal, estarão atendendo em horário especial, das 8h às 17h, sem pausa para almoço. Para receber a dose, que é tríplice viral e também protege contra a caxumba e a rubéola, basta apresentar um documento de identidade e a carteirinha de vacinação.

“É importante salientar que o Dia D faz parte da campanha nacional, porém, no Paraná, o nosso público-alvo é mais abrangente, englobando pessoas de cinco até os 59 anos que ainda não tenham completado o esquema vacinal de duas doses. Além disso, para a faixa etária dos 20 a 29 anos, a imunização ocorre de forma indiscriminada, ou seja, todos devem ser vacinados, como reforço”, destacou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.

“Todo esse cuidado se deve ao fato de que a doença, que já foi considerada erradicada no Brasil, voltou a acometer a população. No Paraná, são 850 casos confirmados, desde agosto do ano passado, sendo 447 entre os jovens de 20 a 29 anos. Por isso, ressaltamos a necessidade urgente da imunização e solicitamos que os cianortenses procurem pela vacina, que é a única forma de se prevenir o sarampo, uma enfermidade que pode desencadear complicações significativas e até levar a morte”, completou a secretária municipal de Saúde, Michelly Viguiato Pricinotto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: