• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


21 de novembro de 2017

11:58

Rotary Furquim de Castro entrega cadeiras de rodas

Publicado em 5 de setembro de 2017

rotary-set

O Rotary Clube Furquim de Castro entregou cinco cadeiras de rodas para membros da comunidade cianortense repassadas pela organização Free Wheelchair Mission (FWM), na noite da última quarta-feira (30).

Durante a cerimônia, foi exibida um vídeo sobre a organização FWM criada pelo Dr. Don Schoendorfer com o objetivo de entregar cadeiras de rodas sem custo para pessoas com deficiência de forma a lhes dar mais dignidade, independência e esperança, através do dom da mobilidade.

Na ocasião também foi destacado a participação do companheiro Alcides Pernomian Junior (in memórian), mais conhecido como Titu, que durante uma viagem aos Estados Unidos conheceu a Free Wheelchair Mission e, sensibilizado às dificuldades daqueles que possuem mobilidade reduzida, firmou uma parceria da organização com o Distrito Rotário 4630 e que se conserva até hoje.

A presidente do Rotary Patrícia Longhini, ao fazer uso da palavra explicou como foi todo o processo que culminou na entrega das cadeiras. A ação teve início em novembro de 2016 quando o Rotary procurou as entidades ADFIC, Sasbemc e Vicentinos para cadastrar as pessoas que seriam beneficiadas com as cadeiras.

A partir de então foram realizadas visitas e entrevistas com os beneficiários, além da coleta de dados e informações dos beneficiários que foram repassadas para a FWM. Posteriormente um grupo dos rotarianos participaram de um treinamento com a equipe americana da FWM onde os companheiros aprenderam a montar as cadeiras e suas particularidades, já que as cadeiras são feitas sob medidas e reguladas de acordo com o biotipo do usuário.

“Foi um aprendizado muito importante, pois tivemos uma vivência e pudemos perceber as dificuldades pelas qual passam as pessoas com essa necessidade e é muito especial para nós podermos oferecer uma oportunidade a estas pessoas de terem uma vida mais digna.”, destacou Patricia.

Na oportunidade foram entregues as cadeiras de rodas para Cássio Serverino Gomes, Severina Nascimento de Souza Monteiro e Santina Bonorhezes. Segundo Patrícia, as outras cadeiras de rodas também serão entregues para pessoas já cadastradas no projeto.

O Presidente do ADFIC, Wilon Pedrão destacou a importância deste projeto. “Nós que convivemos diariamente com essa realidade e conhecemos a real dificuldades dessas pessoas, sabemos o quão especial é essa atitude e como essa doação mudará a vida dessas pessoas. É muito louvável a atitude dessa parceria entre o Rotary e a Free Wheelchair Mission que se importam com o bem estar dos outros.”, afirmou.

FREE WHEELCHAIR MISSION – A organização Free Wheelchair Mission (FWM) foi criada em 2001 pelo Dr. Don Schoendorfer com o objetivo de oferecer cadeiras de rodas sem custos para pessoas com deficiência que vivem em países em desenvolvimento. Anualmente são distribuídas 100 mil cadeiras, sendo que o objetivo é distribuir 2 milhões de cadeiras até 2025.

As cadeiras de rodas da FWM são simples, econômicas e altamente funcionais, sendo que são projetadas para serem resistentes e suficiente ao uso regular em terrenos acidentados. O que se espera é que as pessoas tenham em mãos o ‘presente’ da mobilidade e que isso seja transformador em suas vidas, de modo a trazer a capacidade de participar da sociedade e ganhar a vida.

A distribuição destas cadeiras de rodas é feita através de uma rede de parceiros no qual o Rotary Internacional é um deles, sendo que até o momento já foram entregues mais de 1 milhão de cadeiras. A ação humanitária da FWM e do Rotary se encontram em perfeita sintonia, pois tem como razão principal atender as necessidades daqueles que mais precisam e assim, juntos formam uma verdadeira corrente do bem.

Texto e foto: Juliano Secolo / Folha de Cianorte

 

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais