• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

8:51

Richa ressalta parceria entre Estado e municípios

Publicado em 31 de março de 2017

parceria

O potencial das parcerias entre o Governo do Estado e os municípios para melhorar as condições de vida da população foi a tônica do pronunciamento que o governador Beto Richa fez hoje (31), em Londrina, a prefeitos e gestores de esportes e do turismo da Região Norte do Paraná. “Fazemos um governo de caráter municipalista, sem discriminação política. As parcerias têm dado muito certo, em todas as áreas. Acredito que se os prefeitos estiverem bem nas cidades, no geral todos estarão bem no Estado”, afirmou o governador. O encontro foi na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

A participação no encontro do esporte e turismo integrou a agenda do governador Londrina. Ele também vistoriou as obras de construção do Instituto Médico Legal (IML) e o viaduto da avenida 10 de Dezembro, que integra a obra da rodovia PR-445. Pela manhã, em entrevista à Rádio Paiquerê AM, falou sobre os avanços e os investimentos no Estado, possibilitados pelo ajuste fiscal. Richa também irá à abertura oficial da Expolondrina.

PROGRAMAS – No encontro com prefeitos e gestores de 29 municípios da região Norte, o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, discorreu sobre os programas e ações do governo na área e todas as possibilidades de parceria com os municípios. Também foram entregues kits com material esportivo diverso (bolas, redes, uniformes, equipamentos de sinalização, cronômetros, apitos). “Esses encontros estão acontecendo em todas as regionais da nossa secretaria”, disse Fabrício.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, disse que a política de trabalhar de maneira simultânea com turismo e esporte enriquece as duas áreas. “Utilizamos uma agenda para percorrer todo o Estado. Discutimos o que foi realizado, programas de apoio, além de identificar as particularidades dos municípios”.

INFRAESTRUTURA – O Governo do Estado tem atuado para melhorar a infraestrutura do esporte nos municípios, afirmou Richa. “Também estimulamos o turismo, setor que tem impacto forte na economia local”, afirmou. Ele citou em especial o programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), patrocinado pela Copel, que atualmente concede mais de 1.500 bolsas a atletas e técnicos.

Os programas e ações são possíveis, disse o governador, porque o Paraná se preparou para enfrentar a crise. “Hoje, estados que detém as maiores economias do País estão com dificuldades até para pagar o funcionalismo. O Paraná foi o único a dar reajuste aos servidores. Isso revela o respeito e a valorização do servidor e também mostra de forma inequívoca a saúde financeira do Estado”, afirmou.

RECONHECIMENTO – Richa citou indicadores do desempenho positivo do Paraná. Na última semana, na França, o programa Paraná Competitivo foi premiado pelo jornal britânico Financial Times como um dos principais do mundo em iniciativas para atração de investimentos produtivos.

A agência de classificação de riscos Fitch, uma das mais maiores do setor, elevou o rating nacional do Paraná, que agora está a um degrau do nível máximo de avaliação. Richa mencionou também a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No ano passado, somente três estados tiveram desempenho fiscal positivo: Paraná, Mato Grosso do Sul e Alagoas. “Mas o melhor foi o Paraná, que saltou do rating da letra C para a letra B na avaliação da STN”, disse o governador.

“Falo sobre isso para cumprimentar e dividir com todos esses reconhecimentos nacionais e internacionais. A população, os prefeitos, os gestores municipais, os deputados estaduais ajudaram com esforços no período do ajuste fiscal. Sobretudo, deram votos de confiança quando lhes foi solicitado apoio para as medidas duras que tomamos para proteger o Paraná da crise.”

PRESENÇAS – Participaram do encontro o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o presidente da Acil, Cláudio Tedeschi, os presidentes da Copel, Antonio Guetter; da Sanepar, Mounir Chaowiche, e da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e os deputados estaduais Alexandre Curi, Pedro Lupion e Tiago Amaral.

Texto e foto: AE-PR

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais