Reunião define ações de conscientização visando melhorar a separação de recicláveis

União de forças ajudarão o processo de sustentabilidade no município

Conscientizar a população e melhorar a separação de materiais recicláveis no município. Com estes objetivos, uma comissão discutiu, no último dia 16 de abril, ações que vão ajudar a melhorar a seleção dos materiais e também, aumentar a renda das 17 famílias que integram a Associação dos Agentes de Reciclagem de Cianorte. A reunião aconteceu na sede da Unipar e envolveu representantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Direito; Estética e Cosmética; Processos Gerenciais; Ciências Contábeis e Educação Física da instituição, bem como a direção do câmpus local; integrantes do Rotaract Club de Cianorte; do Conselho do Jovem Empresário de Cianorte (Conjove); da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic); da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Escola Municipal Lúcia Moro.

Segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristiane Roco, atualmente, o principal problema tem sido a má separação dos resíduos nas residências e também os atravessadores que passam antes do caminhão da empresa que faz o recolhimento dos materiais. “Devido a isso, a associação tem sido prejudicada na quantidade e na qualidade dos resíduos que são recolhidos. A união de todos estes órgãos será um passo muito importante para que ações de sustentabilidade, que são praticadas isoladas no município, se unam e ganhem força”, pontuou a bióloga.

Durante a reunião, ficou definido que a primeira ação será feita na Escola Municipal Lucia Moro, onde através do projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo, “Intervenções Urbanas”, serão criados pelos acadêmicos alguns espaços para leitura e recreação. Em troca, a escola se mobilizará para arrecadar materiais recicláveis, que estarão sendo destinados diretamente para a associação de reciclagem.

Na oportunidade, os representantes acordaram que a segunda iniciativa será uma grande mobilização junto à população com a entrega de informativos, indicando os dias de coleta de cada bairro, já que essa informação é a chave principal para melhorar a separação dos materiais e aumentar a quantidade dos mesmos.

Também estiveram presentes na ocasião o diretor da Unipar/Cianorte,José Aparecido de Souza; os professores da Unipar, Gustavo Faxina, Fabiano Higor Martins de Faria,Lessyane R. de Matos S. Bonjorno; Iara Schnaider Bortolotto e Dieine Cescon; os integrantes do Rotaract, Diego Rafael Fachin, Rafael Maioli e Pricila Moraes; as representantes da Escola Municipal Lúcia Moro, Andréia Bondezan e Andréia Coelho, e o representante da Acic e Conjovem, Luciano Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: