Representantes de instituições de ensino reúnem-se para debater enfrentamento ao Coronavírus

Na manhã desta sexta-feira (13), a diretores e representantes de todos os estabelecimentos de ensino do município de Cianorte estiveram nas dependências do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella para reunião com o prefeito Bongiorno e equipe da Secretaria Municipal de Saúde para traçar estratégias de enfrentamento ao Coronavírus.

O prefeito deu abertura aos trabalhos, apresentando a situação da doença e também sua preocupação em conter o avanço. Na sequência, a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Pricinotto, ressaltou que “as equipes de saúde estão preparadas para identificar os casos suspeitos e tomar todas as providências necessárias. O que precisamos neste momento é a consciência da população com relação às medidas de higiene pessoal e também de nos avisar caso tenham conhecimento de alguém que esteve no exterior, para que esta pessoa seja monitorada”, disse.

Já a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas, falou sobre os cuidados que devem ser tomados pelas instituições de ensino. “Evitar o uso de bebedouros coletivos, orientar os pais para que, caso seus filhos apresentem sintomas de gripe, não os enviem à escola e manter portas e janelas das salas de aula abertas são algumas medidas cruciais neste momento”, defendeu.

Para finalizar, o prefeito informou que na próxima segunda-feira (16) fará uma reunião com técnicos da saúde e educação, tanto do município, quanto do Estado, para avaliar a possibilidade de suspender as aulas na Rede Municipal de Ensino. “Temos que ter muita cautela neste momento. Somos o primeiro município do interior do Paraná a confirmar o Covid-19, o que talvez nos abrigue a tomar medidas drásticas pelo bem da coletividade. De antemão, quero agradecer todo o apoio que temos recebido do Governo Estadual, por meio da 13ª Regional de Saúde, e também dos poderes Legislativo e Judiciário”. Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Emerson Matos.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou os contatos da Ouvidoria para o esclarecimento de dúvidas ou e orientações em casos de suspeita da doença: 3619-0328 ou 99125-9767 (Whatsapp).

JOGOS ESCOLARES

Na próxima segunda-feira (16), tem início os Jogos Escolares do município, que envolverá alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino. “Para evitar aglomerações, vamos permitir a entrada apenas dos atletas. As torcidas não poderão comparecer às partidas. Pedimos a compreensão de todos os envolvidos, uma vez que esta é mais uma medida visando à saúde coletiva”, anunciou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: