Regulamentação municipal melhorará trânsito de Cianorte

transito-site01

A municipalização do trânsito de Cianorte deve acontecer no segundo semestre. A mudança começou a ser discutida com reuniões no Detran, em Curitiba, em 2013. Paralelamente à parte burocrática, a prefeitura tem ampliado a estrutura da Divisão de Trânsito conforme o jornal Folha de Cianorte tem mostrado em reportagens exclusivas.

Entre as melhorias estão a ampliação do quadro de servidores, adequações nos canteiros e criação de novas vagas de estacionamento, regulamentação dos taxistas, instalação de novas lombadas, renovação da sinalização horizontal e vertical, entre outras situações. “Estamos ampliando nossa equipe e também estudando a possibilidade de contratar empresa para fazer o trabalho de campo e deixarmos as nossas equipes para fazer o trabalho de manutenção”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Nelson Magron Junior.

Uma das principais mudanças com a municipalização será a implantação do estacionamento rotativo no centro da cidade. O que deve resolver a falta de vagas para estacionar, já que é comum os motoristas estacionarem os automóveis de manhã e deixar o dia inteiro parado ocupando a mesma vaga.

Um problema já em resolução é o dos táxis. Cianorte tinha 71 taxistas cadastrados na prefeitura. Como é comum nesse meio, os motoristas fazem cadastro somente para ter desconto na compra de carro novo e não trabalham em pontos. Por isso, a prefeitura fez um recadastramento e está regulamentando a atividade. Após o fim do processo, Cianorte deverá ter em torno de 50 taxistas operando efetivamente. E com os veículos identificados com adesivos (o que já está em andamento) e com taxímetro (em breve).

A prefeitura já recebeu duas máquinas para sinalização horizontal e também deve implantar em breve normas para a circulação de veículos pesados no centro da cidade e instalara pavers porosos nos estacionamentos numa medida ambiental para compensar a transformação de canteiros em estacionamentos. Essas e outras situações já estão em andamento com acompanhamento da assessora especial de Trânsito, Jenifer Cadan, que trabalha no setor desde o começo do ano.

CÂMARA – Quem também tem participação no trânsito cianortenses são os vereadores que recebem da comunidade pedidos para instalação de quebra-molas e semáforos. “Fazemos a ponte entre a população e a prefeitura e isso tem funcionado bem”, anuncia o presidente do Legislativo, Carlos “Dadá”, citando que em quase todas as sessões é comum ter algum procedimento relacionado ao trânsito.

Estrutura maior combate “jeitinho” no trânsito

Um dos principais problemas que deve ser resolvido no trânsito em Cianorte é o fim do estacionamento em locais irregulares, como canteiros, calçadas e do lado esquerdo da pista. O que já recebe a atenção da Polícia Militar. “Essas são situações comuns na cidade e estamos orientando os motoristas, com possibilidade de notificação”, comentou o major da PM, José da Silva Neto.

A PM também participa das melhorias no setor com a implantação do Pelotão de Trânsito. O que já funciona na informalidade, mas deve ser efetivado assim que a 5ª Companhia Independente da PM de Cianorte receber um reforço no efetivo. Por enquanto, são seis policiais e uma unidade móvel que fazem blitze diárias nos bairros da cidade, verificando documentação e coibindo infrações de trânsito.

transito-site02FROTA
52.887 veículos
• 25,8 mil carros
• 16,5 mil motos
• 5,8 mil caminhonetes
• 1,6 mil caminhões

MEDIA – um veículo para cada 1,4 habitante

ACIDENTES – A PM registrou 237 acidentes em 2015

TÁXIS
• 2014: 71 táxis inscritos
• 2015: 50 táxis operando *
* após regulamentação

ESTACIONAMENTO
• 4 mil vagas no centro
• 35 novas vagas desde 2014 *
* aproximado

ESTRUTURA
• Nelson Magron Jr – secretário de Desenvolvimento
• Elder França – chefe da Divisão de Trânsito
• Engenheiro de Trânsito – (a ser contratado)
• Jennifer Cadan – assessora especial de Trânsito
• dez agentes de Trânsito (a serem contratados)

Texto e fotos: Andye Iore

Compartilhe: