Região de Cianorte tem 2ª maior geração de empregos

emprego-marcoO Ministério do Trabalho divulgou na última quinta-feira (17) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes ao mês de março. A região de Cianorte apresentou a segunda maior geração de empregos no estado, ficando atrás apenas de Paranavaí.

As informações do CAGED apresentam a “flutuação do emprego formal” e servem como base de estudo do comportamento do emprego, ou seja, quantos trabalhadores foram admitidos e quantos foram desligados, sendo que a variação absoluta – saldo resultante dos admitidos menos os desligados – quando positiva apresenta a geração de postos de trabalho e quando negativa registra a perda destes postos.

Para auxiliar neste estudo, o CAGED agrupa os municípios de cada estado em regiões. No Paraná existem 39 regiões, sendo que no estado a variação absoluta é de 5.940 novos empregos. Em março, como mostra a tabela, apenas duas regionais apresentaram mais de mil postos de trabalhos gerados: Paranavaí com 1.446 e Cianorte com 1.190.

Um ponto que chama a atenção é que 14 das regionais paranaenses apresentaram uma variação negativa, ou seja, houve mais demissões que admissões. O pior índice foi registrado na regional de Londrina -680.

Pelo CAGED também é possível acompanhar os resultados acumulados, ou seja, o número de admissões e demissões ao longo do ano. Desde Janeiro, no Paraná foram criados 43.543 novos postos de trabalhos. Dentre as regionais, Curitiba teve o maior índice de novos empregos com 13.023 vagas; já Cianorte tem a sexta melhor colocação com 2.038 novas contratações.

POSITIVO – De acordo com o CAGED, a regional de Cianorte, registrou 3.324 admissões e 2.134 demissões, o que resulta numa variação absoluta positiva de 1.190. Isso corresponde a um crescimento de 84,21% na geração de novos empregos em comparação ao mês de fevereiro, quando o saldo foi de 646.

* Saiba mais em reportagem publicada na edição de amanhã da versão impressa da Folha de Cianorte.

Texto e foto: Juliano Secolo

Compartilhe: