Região de Cianorte deve ter atenção com calor e UR

sol02Depois de uma semana com calor aonde a temperatura chegou até a 30°C na região de Cianorte, a população continuará ter clima quente essa semana, mesmo em pleno Inverno. E com um agravante: cuidados sobre a Umidade Relativa do Ar que pode passar de Estado de Atenção para Estado de Alerta em alguns dias chegando a apenas 23%.

Com isso, os moradores devem dobrar os cuidados em casa e ao sair para as ruas. Isso porque com uma baixa Umidade Relativa as pessoas podem ter problemas respiratórios, principalmente em casos de alérgicos. Alguns sintomas são irritação nos olhos e incomodo no nariz, já que as mucosas ficam secas.

Entre os cuidados estão deixar o ambiente úmido com água ou uma toalha molhada. Há ainda umidificadores de ar que são vendidos em lojas com modelos e preços variados; não fazer exercícios entre o final da manhã e começo da tarde; beber muito líquido como água e suco; entre outros. Caso a pessoa sinta desconforto ou incomodo com o nariz e olhos secos, deve usar soro fisiológico nessas partes. Além dos cuidados físicos, outro grande problema é que a baixa Umidade Relativa também aumenta os riscos de incêndios, principalmente na zona rural.

CLIMA – A variação de temperatura para a semana é entre 11°C e 30°C. A semana começa quente, com a temperatura caindo na quarta-feira (dia 27) e voltando a esquentar na sexta-feira. Há previsão de chuva somente para amanhã (26), terça-feira. A previsão para o próximo final de semana é de tempo bom, com temperatura variando entre 14°C e 24°C, sem previsão de chuvas.

O Inverno é entre 21 de junho e 23 de setembro. Mas, até agora, foram poucos dias de frio na região cianortense. Entre os dias mais frios de 2014 estão 3 de junho com a temperatura mínima ficando em torno de 5°C, no dia 10 de maio com a mínima em torno de 8,5°C e no dia 14 de agosto com a mínima de madrugada em torno de 9°C.

Texto: Andye Iore com informações do Simepar / Foto ilustrativa

Compartilhe: