Rede de Saúde do Idoso é apresentada à classe médica

A Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Raisi), lançada em novembro de 2017 pelo Governo do Estado, será apresentada durante a 28ª Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia. A palestra ocorre nesta sexta-feira (02), a partir das 16h15, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba. A médica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria da Saúde, Adriane Miró, será a responsável pela apresentação.

O objetivo principal da Rede é organizar e preparar o sistema de saúde estadual para o atendimento qualificado da população idosa, que exige cuidados diferenciados. Ela propõe detectar a fragilidade dos idosos e prevenir riscos que possam impactar em um envelhecimento ativo e saudável. A estratégia é inovadora no campo da saúde pública mundial.

O novo modelo não quer focar na doença, mas sim identificar precocemente a fragilidade, preveni-la e garantir a qualidade de vida, a independência e a autonomia dos idosos pelo máximo de tempo”, fala Miró. De acordo com a médica, a identificação precoce de potenciais riscos para a pessoa idosa, com ênfase na prevenção, resulta em mais chances de reabilitação.

Esta é a primeira vez que a Raisi é apresentada à comunidade médica na Capital do Estado. O lançamento foi em Maringá. “Estamos fazendo algo novo mundialmente. O Paraná já é referência em saúde pública para todo o Brasil e queremos disseminar ainda mais todo o trabalho que é desenvolvido aqui”, diz o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

JORNADA – Realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Paraná, a 28ª edição da Jornada traz como tema a ‘Atualização Terapêutica na Atenção ao Idoso’. O evento acontece nesta sexta e sábado (02 e 03) com profissionais renomados na área que compartilharão conhecimentos e experiências com os participantes. A programação está disponível no site http://jornadasbggpr.org.br/.

FONTE: AEN-PR

Compartilhe: