Recuperação das galerias do Jardim Santa Mônica termina nesta semana

Após esta fase, serão refeitas as calçadas próximas que dão acesso à rua e realizada a restauração ambiental, com o plantio de árvores nativas

A Prefeitura de Cianorte encerra nesta sexta-feira (19), as obras de recuperação das galerias responsáveis pela captação de água pluvial dos Jardins Santa Mônica I e II e Mafra I. No local, onde uma grande erosão se abriu devido à forte ação das chuvas, foram recuperados o dissipador e grande parte dos emissários e, na fase final do empreendimento,realizado o aterro. Mas de mil caçambas de entulho foram utilizadas.

Em visita ao local, na tarde dessa quarta-feira (17), o prefeito em exercício Beto Nabhan, acompanhado do secretário de Serviços Públicos Allan Marchini, relembrou a importância da obra. “Ela é fundamental para a região dos Seis Conjuntos, já que possui muitos declives. Com o sistema de galerias recuperado, certamente também acabaremos com os problemas de erosão, preservando assim o meio ambiente”, pontuou.

O processo erosivo, como supõe o engenheiro responsável pela execução da obra, Emílio Scolari Neto,teve início com pequenos vazamentos nos tubos, que começaram a gerar infiltrações, e depois o seu rompimento. “Somado ao nosso solo arenoso e às tempestades que aconteceram, a superfície foi se rompendo, ocasionando o problema”, explica. A tendência, segundo ele, era de que em um caso extremo, a abertura atingisse o asfalto.

A recuperação do sistema de galerias recebeu o investimento na ordem de R$ 320 mil e contou, além da prestação de serviços de uma empresa terceirizada, com o trabalho das equipes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos e Meio Ambiente. Nos próximos dias, as calçadas que ficam no entorno serão refeitas e será realizada recuperação ambiental da área, com o plantio de 5 mil mudas de espécies nativas que impedirão que eventos como esses voltem a ocorrer.

ASCOM/PMC

Compartilhe: