Qualificação é estratégia para combater o desemprego

Em Cianorte, no primeiro trimestre do ano, 1.178 pessoas foram encaminhadas, pela Agência do Trabalhador, para entrevistas de emprego que visavam o preenchimento de 288 vagas. O fluxo, de acordo com o órgão, deve-se a falta de qualificação apresentada pelos candidatos, até mesmo para casos em que a experiência não é requisito. Entre os principais empecilhos, estão a baixa escolaridade, a falta de conhecimentos em informática e a ausência de algum curso de capacitação.

Os dados foram apresentados pelo gerente da Agência do Trabalhador, Roberson Morales, nesta semana, ao secretário municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Wanderley Fernandes. “Atualmente, mesmo em tempo de crise, há setores com diversas vagas. Porém, um número pequeno de pessoas consegue preenche-las, devido à falta de qualificação, que não é específica, mas básica, como o Ensino Médio completo e noções de operacionalização de computadores e da internet”, exemplificou o gerente.

Frente a isso, o secretário destacou as oportunidades gratuitas de capacitação ofertadas pela Prefeitura, que funcionam como uma estratégia de combate ao desemprego. “Com relação à escolaridade, o município conta com a Educação de Jovens e Adultos, EJA, para quem deseja voltar à sala de aula e obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já a qualificação, voltada às habilidades pessoais e profissionais, pode ser desenvolvida com os cursos da Estação do Ofício que, em parceria com órgãos e programas de outras esferas, como o SENAC, favorece a inclusão produtiva e a inserção no mercado de trabalho”, destacou Wanderley.

Os interessados em concluir os estudos devem procurar pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada no Paço Municipal, ou pelo Núcleo Regional de Educação, na Rua Guararapes, 171, e se informar sobre o ingresso na EJA. Já os cursos de qualificação com inscrições abertas ou previstas podem ser conferidos na Estação do Ofício, na Rua Capixingui, 75. “Sabemos que investir tempo em aprendizado não é fácil. Porém, temos testemunhos exitosos de pessoas que estavam desempregadas e que, dessa forma, conquistaram o emprego formal. Por isso, orientamos para que não percam a oportunidade”, salientou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: