• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

9:09

Qualidade no atendimento garante aumento de recursos a UBSs

Publicado em 26 de novembro de 2014

ubsAs melhorias no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Capital do Vestuário já trazem consequências positivas ao município. Isto porque, as 15 equipes de atenção básica e as oito de saúde bucal de Cianorte foram bem avaliadas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Na prática, este resultado significa o repasse adicional mensal de verbas do governo federal para o investimento na saúde pública.

Do total de 23 equipes avaliadas no período entre novembro de 2013 a maio deste ano, 17 receberam o conceito “muito acima da média”, cinco ficaram “acima da média” e uma “na média”. O Programa do governo federal, lançado em 2011, tem o objetivo de garantir um alto nível de atendimento, por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, o que estimula a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população.

“Estamos muito felizes em saber que nosso trabalho está sendo reconhecido e que isto signifique um aumento no repasse de recursos federais que serão utilizados para melhorarmos ainda mais o atendimento, oferecendo um serviço de qualidade e uma saúde pública digna a nossa população”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

A avaliação é composta por três partes: uso de instrumentos autoavaliativos – o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa – responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos – usuários do serviço –, que corresponde a 70% da nota de avaliação.

O prefeito Bongiorno destacou os investimentos realizados na valorização do servidor da saúde, bem como na infraestrutura das Unidades. “Desde que assumimos em 2013, realizamos aumentos salariais que estimulam nossos funcionários a prestarem um serviço de qualidade a nossa população. Além disso, a minha recomendação pessoal é para que o atendimento nas Unidades de Saúde e PA sejam realizados sempre com um sorriso no rosto, pois isso faz o paciente sentir-se acolhido. Outra preocupação nossa foi o investimento na melhoria física das UBSs que passaram por reformas e ampliações. Sabemos que ainda temos muito o que melhorar, mas o resultado positivo conquistado nessa avaliação mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Texto e foto: Assessoria da Prefeitura

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


adminfolha

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais