Qual sua visão para este ano?

 Você sabe qual o real dia da mentira? Talvez, você me diria que é 1° de abril, pois ele é conhecido nacionalmente como dia da mentira. Mas, o que acontece na realidade é que o dia em que mais se fala mentiras é 1° de janeiro. Você sabia disto? Pois é nesta data que a maioria das pessoas faz promessas para o ano, “Este ano eu vou reformar minha casa”, “Este ano vou voltar para a faculdade”, “Este ano pretendo passar mais tempo com minha família, levar minha esposa para sair a sós comigo”. Outra clássica é: “Este ano eu vou ler 10 livros”. Ao passar o primeiro mês, é aquela energia, aquela empolgação. Mas nos meses seguintes, essa energia é substituída pelo desânimo e consequentemente pela frustração. No próximo ano, este mesmo sujeito estará fazendo as mesmas promessas de sempre.

Umas das causas desta frustração é a falta da junção “motivação + foco”, um aliado ao outro. Pois a motivação sozinha não dura para sempre. Há dias em que estamos bem emocionalmente, tem dias que estamos péssimos emocionalmente. Brigou com o filho, com a esposa, chegou atrasado no trabalho, entre outras situações. Então o foco faz o trabalho voltar a motivação, mesmo desanimado. Sei que possuo um foco, uma meta, então a motivação retorna. Foco sozinho, também não adianta muita coisa, pois ele necessita de uma motivação para atingir a meta. Foco sem motivação para atingir o foco não adianta nada.

Todos os anos faço minhas metas mensais. Pego um pedaço de papel, escrevo 10 metas para o ano corrente, enumero (sem prioridade) apenas para organizar melhor e a cada meta alcançada, vou riscando. Ano passado anotei dez metas. Fiquei muito feliz que no mês de julho já havia atingido cinco objetivos. Metade do ano, metade das metas. Ao chegar em dezembro alcancei oito metas. As outras duas resolvi reorganizar para o próximo ano, para um melhor aproveitamento das mesmas. Este papel sempre guardo na carteira. No momento que lembro tiro da carteira para relembrar cada uma dessas metas. Isso é muito motivador.

Neste inicio de ano te desafio a fazer o mesmo. Ter um momento de meditação e saber quais são os seus objetivos para este ano. Aonde você quer chegar? Logo em seguida anote em um papel e guarde em sua carteira, assim você fará um compromisso com você mesmo.

Se no primeiro ano em que você toma essa atitude conseguir atingir metade de suas metas, já pode considerar uma vitória. Espero muito que você consiga atingir seus objetivos neste ano. Estarei aqui para lhe auxiliar no que for preciso. Eu sou Israel Santos e torço pelo seu sucesso.

cola-israel2Israel Santos é consultor industrial e palestrante corporativo, com formação em Análise de Sistemas e Relações Humanas.

Compartilhe: