PT busca representatividade perdida em Cianorte

O Partido dos Trabalhadores (PT) ficará desativado em Cianorte até a metade do primeiro semestre de 2014. Será formada uma comissão provisória para preparar as eleições para eleger um novo diretório municipal ainda no primeiro semestre. Até lá, os filiados que ficarem trabalham na reestruturação do PT local após a saída do ex-presidente Maurício Velasco que publicou uma carta de desfiliação após ser anunciada sua destituição por parte da Executiva em Curitiba.

O PT mal tinha representatividade em Cianorte. Tanto é que não elegeu sequer um vereador nas últimas eleições municipais. Enquanto cidades menores que Cianorte na região tem um PT forte. Em Paraíso do Norte (a aproximadamente 60 km de Cianorte) o prefeito petista Beto Vizzoto vai para seu segundo mandato consecutivo e foi reeleito na campanha passada sem adversário na disputa. É comum ver projetos da prefeitura de Paraíso do Norte em destaque na mídia nacional. A cidade tem 13 mil habitantes e três vereadores petistas dos nove no Legislativo. “Recebemos mais um prêmio por um projeto nosso”, anuncia Vizzotto. “Dessa vez foi pelo Projeto Café da Roça e Café da Moda, onde fornecemos café da manhã para mil trabalhadores do campo e da cidade. Todos os produtos do programa são comprados de agricultores familiares”. A premiação foi no dia 3 de dezembro, no SindiFisco, em Curitiba, para gestores públicos de destaque em 2013. Outra premiação nacional para Vizzotto e Paraíso do Norte foi em 2011, com o “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq.

Em Rondon (a aproximadamente 40 km de Cianorte) o prefeito Roberto Corredato é do PT e dos nove vereadores, dois são petistas. “Não temos desemprego aqui na cidade”, comenta Corredato, que subsidiou 100% o preparo do solo e plantio em mais de 1,1 mil hectares, beneficiando em torno de 150 agricultores da cidade. Com isso ele garante uma melhor arrecadação municipal e evita o êxodo rural.

Petista da região tem prestígio em Brasília

Em Cruzeiro do Oeste (a aproximadamente 55 km de Cianorte) o prefeito Valtinho é do PTB. Mas a cidade tem um deputado federal petista, Zeca Dirceu, que tem uma forte base do PT. Ele foi prefeito por duas vezes e hoje atua com destaque em Brasília.

Entre os destaques na atuação de Zeca Dirceu estão apavimentação da BR-487, a Estrada Boiadeira, a coordenação da Frente Parlamentar Mista da Indústria Têxtil e de Confecção, entre outros. “Tivemos uma boa atuação junto ao DNIT para finalizar a obra da estrada”, comenta Zeca Dirceu que tem bom trânsito no alto escalão político no Distrito Federal. A Câmara de Cruzeiro do Oeste tem dez vereadores, dos quais três são petistas.

Entre outras cidades da região menores que Cianorte e que tem um PT forte estão Paiçandu (a aproximadamente 60 quilômetros de Cianorte), ondeo prefeito é o petista Tarcísio Marques dos Reis. A cidade tem nove vereadores, dos quais quatro são do PT. Em Mandaguari (a aproximadamente 115 quilômetros de Cianorte) o prefeito também é do PT, Batistão, e há um vereador petista no Legislativo. Também há cidades que não tem prefeito petista, mas elegeram vereadores do PT nas últimas eleições. Como Japurá, Terra Boa, São Tomé e São Manoel com dois vereadores e Cidade Gaúcha com um vereador. Sem contar as cidades pólos Maringá e Londrina que já tiveram prefeitos petistas e sempre elegem vereadores do PT.

(Andye Iore).

Compartilhe: