Próxima audiência pública sobre Plano Diretor será em 2018

plano04A prefeitura de Cianorte trabalha em procedimentos internos – como reuniões e pesquisa de dados – sobre a revisão do Plano Diretor. A próxima audiência pública será somente em 2018. Até lá serão coletadas informações sobre diferentes setores da cidade. “Vamos fazer um estudo e depois esses dados serão apresentados na próxima audiência para a comunidade”. explicou a arquiteta e urbanista da Secretaria de Desenvolvimento de Cianorte, Iara Dechiche Reis. “Estamos agora trabalhando numa fase mais longa do processo de revisão”.

Após a apresentação feita pela prefeitura na última quinta-feira (25) na sede da Associação Comercial e Empresaria de Cianorte (ACIC), o professor do departamento de Arquitetura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nestor Razente (foto), ficou em Cianorte a teve reunião na prefeitura. Foram abordados temas como educação, meio ambiente, infra estrutura, entre outros. “Cianorte é uma das cidades que mais se desenvolveu aqui nessa região e muita coisa já mudou desde o último Plano Diretor “, comentou o especialista Razente, que já trabalhou em mais de 45 planos diretores de cidades de São Paulo e Paraná.

SUGESTÕES – A primeira audiência pública teve uma boa participação da comunidade. Representantes de diferentes segmentos como políticos, empresários, agricultores, entidades, associações, entre outros, fizeram perguntas e também sugestões para a Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor Municipal (CARPDM).

Entre os temas abordados estavam sobre zoneamento, tráfego de veículos, vazios urbanos, lixo, mobilidade, entre outros assuntos. “Já esperávamos que as pessoas falariam. Mas essa era mais uma apresentação sobre a revisão do Plano Diretor. Na próxima audiência vamos tratar dos problemas diretamente”, comentou o secretário de Desenvolvimento de Cianorte, Nelson Magron Junior.

A participação do público foi tão boa que 21 pessoas deixaram os contatos para participarem da CARPDM ou acompanharem o desenvolvimento da revisão do Plano Diretor cianortense.

O QUE É? – O Plano Diretor é o mecanismo de gestão municipal que cuida do desenvolvimento urbano e político da cidade, abordando aspectos sociais, econômicos, entre outros, relacionados à função social da propriedade urbana. Há diretrizes em leis federais e estaduais. Entre eles que devem ser feitos em cidades com mais de 20 mil habitantes a cada dez anos. Leia no site da Folha de Cianorte – www.folhadecianorte.com – reportagem especial sobre o Plano Diretor de Cianorte.

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

Compartilhe: