Proteção Para Os Dentes Das Crianças

É muito bom ver crianças com dentes e gengivas saudáveis e para os pais é um grande alivio quando seus filhos cooperam com a higiene oral. No entanto, nem sempre é isso que acontece. Aodontologia preventiva nada mais é do que uma soma de conhecimentos, onde utilizamos um conjunto de métodos que visam a prevenção e erradicação das doenças da cavidade bucal.

Antigamente, o único método existente para o tratamento dentário era basicamente a exodontia (extração), quando o dente já se encontrava destruído e o indivíduo com dor. Depois a odontologia evoluiu para o tratamento restaurador, realizado tanto como atividade curativa quanto preventiva.

Já há algum tempo a odontologia vem passando por transformações com relação à diversificação de tratamentos desde o seu início, transformações essas, necessárias para que chegássemos ao que hoje chamamos Odontologia Preventiva.

Quando falamos em prevenção, logo associamos aos selantes. Provavelmente você já ouvia falar em selantes e seus benefícios. Mas para quem ainda não conhece,selante é o nome dado à técnica de selar, proteger as superfícies e sulcos retentivos de dentes com materiais resinosos ou ionoméricos específicos.

Possui objetivo de impedir o acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares, facilitar a higiene e, consequentemente, prevenir o surgimento de lesões cariosas nessas regiões. Para indicar a aplicação de selantes temos que avaliar 2 tópicos::

  • Risco e atividade cárie da criança

  • Anatomia dos sulcos e fissuras dos dentes.

A aplicação de selante é indicada para crianças na fase de dentição decídua (leite) ou mista (leite e permanente) que apresentam alto risco e atividade de cárie. Em seguida no exame clinico avaliamos o grupo de risco de dentes, que conferem fósusulas e fissuras muito profundas, apresentam grande facilidade de retenção de alimentos e dificuldade em sua higiene. Mas também os selantes podem ser aplicados em pré-molares e molares permanentes cujas superfícies apresentam sulcos mais profundos.

Uma pergunta bastante frequente por parte dos pais, é que se depois de aplicar os selantes é preciso aplicar flúor. A resposta é sim. Os selantes dentários só protegem a área em que foram aplicados. O flúor ajuda a proteger todas as superfícies restantes do dente contra a formação de cárie. Lembrando que para a sua eficácia o acompanhamento periódico é necessário, bem como a higienização com uso de fio, escova e creme dental, aliados a uma alimentação saudável.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: