Projetos municipais são reconhecidos na Assembleia com a 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná

Projetos locais que efetivamente melhoram a qualidade de vida da população foram reconhecidos na 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (Sindafep). A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada nesta segunda-feira (26) à noite, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que apoia a iniciativa.

Foram premiados projetos e programas desenvolvidos em 30 municípios paranaenses e os certificados foram entregues aos prefeitos por deputados presentes à solenidade. O grande vencedor foi o projeto Cidadãos do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura de Quarto Centenário, que atende a crianças e adolescentes com oficinas de informática, matemática, música, teatro, balé, caratê e ginástica rítmica, incluindo alimentação (café da manhã, almoço e lanche).

Os projetos laureados pelo PGP-PR desenvolvem ações na agricultura, educação digital, saúde, inclusão social, transparência nas contas públicas, responsabilidade ambiental, geração de renda, gestão local, cultura, abastecimento de água, energia, cidadania e políticas sociais, como o Projeto de Acolhimento aos Imigrantes e Refugiados de Sarandi, que atende a 120 famílias nas áreas de educação e saúde com o apoio de professores voluntários.

Ao abrir a sessão solene, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, afirmou que “esta premiação consagra as melhores práticas desenvolvidas por prefeitos e suas equipes de gestores locais que se dedicam com amor a melhorar a vida da população”. “E fazem isso em sintonia com o despertar das novas gerações de brasileiros, que clamam por mudanças profundas no nosso País”, disse Traiano.

O presidente do Sindafep, Wanderci Polaquini, afirmou que “o PGP-PR se consolidou nestes anos como instrumento de construção de importantes políticas públicas, especialmente no amparo das famílias socialmente mais vulneráveis”.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas os secretários de Estado do Planejamento, Sílvio Barros, e da Agricultura, George Hiraiwa, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e vários deputados que integraram a mesa de trabalhos.

Ao final do evento, o prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski, falou em nome de todos os gestores premiados. Logo em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa lançou oficialmente a 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná/2019, que terá o urbanismo como tema central.

O PGP-PR é aberto à participação de todos os municípios paranaenses. Além da Assembleia Legislativa, o PGP-PR também tem o apoio do governo estadual, através da Secretaria da Fazenda, Celepar (Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), Fomento Paraná, Sanepar e Detran, do Tribunal de Contas do Estado, da Usina de Itaipu e de várias entidades de classe.

*São os seguintes os projetos premiados em 2018:

Cafelândia: Cidade Limpa com Inclusão Social e Responsabilidade Ambiental

Campo Mourão: Campo Mourão + Ativa

Carambeí: Carambeí Digital

Curitiba: Fala Curitiba – programa de Consulta Pública Municipal

Entre Rios do Oeste: Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar

Francisco Beltrão: Porteira para Dentro

Guaíra: Saúde Digital

Guaíra: GeoGuaíra

Ivaiporã: Hortas Pedagógicas – Sementinha do Saber

Ivaiporã: Valorizando a Vida – Não às Drogas

Jussara: Aki Jussara – Solução na Palma da Mão

Lapa: Construindo Meu Futuro

Mandaguari: De Volta para a Escola

Mandirituba: Mãos que Geram Renda

Maringá: Edital de Inovação para Fomento de Startups

Matinhos: Protegendo a Vida

Mato Rico: Parque Ambiental do Gamelão

Nova Esperança: Planta Genérica de Valores

Paraíso do Norte: Tarde Cultural – Contando e Encantando

Paranavaí: Sistema de Apoio à Decisão na Gestão da Malha Asfáltica Municipal

Pato Branco: Asfalto no Campo

Peabiru: Caminhos de Peabiru

Pérola: União e Parceria Vencendo a Fibromialgia

Ponta Grossa: Justiça Fiscal – o Portal da Transparência da Dívida Pública do Município

Quarto Centenário: Projeto Cidadão do Futuro (Melhor do Ano)

Reserva: Duas Visões Extremas da Saúde Bucal

Santa Mariana: Cidade Luminosa

Santa Terezinha de Itaipu: Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais

Santana do Itararé: Da Porteira para Dentro

São Jorge do Ivaí: Monitoramento de Doenças e Parasitismo nas Culturas de Soja e Milho

Sarandi: Projeto de Acolhimento aos Imigrantes/Refugiados de Sarandi

Ubiratã: Programa Campo Fácil

Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná / Foto: Sandro Nascimento – ALEP

Compartilhe: