• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


17 de outubro de 2017

2:39

Projetos de Cianorte são destaques em prêmio de inovação

Publicado em 5 de outubro de 2017

sesi

Desenvolver uma idéia inovadora que resolva algum problema da indústria, na criação ou melhoria de um produto ou de um processo. Esse é o princípio do Prêmio Inova Senai/Sesi que durante setembro reuniu projetos inovadores desenvolvidos por alunos da instituição. Na ocasião, dois estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica de Cianorte participaram com destaque da mostra, sendo que um deles inclusive conquistou vaga para a etapa Nacional.

Os projetos inovadores desenvolvidos pelos cianortenses foram a “Pulseira Sensorial Para Reconhecimento de Energia Elétrica” criada por Maicon de Souza Ramos e o “Moby Energy – Mobilidade Energética” desenvolvida por Hugo Ricardo Pizzini, que conquistou o 2º lugar na mostra e vaga para a Etapa Nacional que será realizada em Brasília durante o ano de 2018 .

Para participar do Prêmio Inova Sesi, os estudantes tiveram que apresentar um resumo base do projeto para apreciação da banca julgadora que após selecionado foi para a etapa de desenvolvimento de protótipo, que foi apresentado na Mostra em Curitiba no último mês. Ao todo, o Inova Senai/Sesi contou com a participação de 54 projetos, dos quais doze foram classificados para a apresentação na Etapa Estadual.

Durante o evento na capital do estado os cianortenses apresentaram seus projetos para alunos, investidores e comunidade em geral. Eles também participaram de uma avaliação técnica, na qual tiveram de 3 a 5 minutos para apresentarem seus produtos para os jurados.

Hugo e Maicon afirmam que a participação no Inova Sesi/Senai foi uma experiência surreal, mas muito gratificante. “Não bastava a ideia, era preciso que a mesma fosse inovadora e que ninguém tivesse pensado antes.” destaca Maicon. “Além de desenvolver precisamos mostrar nosso produto para os investidores, demonstrando que há mercado para nossos projetos.”, ressalta Hugo.

PULSEIRA  = O projeto desenvolvido por Maicon de Souza Ramos para o Prêmio Inova, foi a “Pulseira Sensorial Para Reconhecimento de Energia Elétrica” que pode ser utilizada para garantir maior segurança ao usuário já que a mesma detecta o risco de choque elétrico e avisa ao usuário através de vibração.

“Ela atua através da oscilação do campo elétrico, desta forma, a pessoa possa saber se um determinado equipamento está ligado e/ou energizado, caso a pulseira vibre, basta a pessoa se afastar e o risco de um choque elétrico é reduzido, garantindo a segurança da pessoa”, explica Maicon.

A pulseira tem um alcance de 25 cm de distância e pode também ser utilizada como ferramenta para identificar onde está localizada fiação elétrica dentro de paredes, por exemplo. Segundo Maicon a avaliação é que o produto chegue ao consumidor final por até R$ 60,00, sendo que a comercializarão é voltada para lojas especializadas em ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

MOBILIDADE – Já o projeto de Hugo Ricardo Pizzini, foi desenvolvido pensando nos motoboys, já que o Brasil possui o maior número de profissionais desta área no mundo. O “Moby Energy – Mobilidade Energética” é um colete composto com placa fotovoltaica que capta a energia solar e a armazena numa bateria que pode ser utiliza para carregar diversos aparelhos.

“Enquanto o motoboy trabalha, o colete coleta a energia solar e a armazena numa bateria que pode ser usada para carregar o celular ou máquinas de cartão de crédito portátil, por exemplo.”, explica Hugo que conquistou o 2º lugar na Etapa Estadual e vaga para a Etapa Nacional que acontecerá em 2018. Segundo o autor do projeto, o colete, a princípio, também poderá carregar outros aparelhos que tenham entrada semelhantes a do celular.

CURSO – Ambos os estudantes destacaram que os projetos foram baseados no conteúdo aprendido durante o Curso Técnico em Eletrotécnica em Cianorte, sendo que gostaram tanto da área que agora também estão cursando Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP) em Maringá.

A Unidade Sesi de Cianorte está com inscrições abertas para o curso em Eletrotécnica para 2018, sendo que o mesmo tem duração de dois anos e capacita profissionais para elaborar e executar projetos elétricos, tendo ainda registro junto ao CREA-PR.

Texto e foto: Juliano Secolo

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais