• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


14 de dezembro de 2017

3:04

Projeto para monitoramento de doenças vence maratona

Publicado em 4 de dezembro de 2017

maratonas-dadosO projeto Mais Paraná foi o vencedor da Maratona de Ciência de Dados, realizada pela Celepar, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e da IBM. O desafio proposto aos mais de 100 participantes foi obter soluções e ideias para aprimoramento das políticas públicas da saúde no Estado.

Iniciada sábado pela manhã, a maratona encerrou-se neste domingo (03) após 33 horas ininterruptas de competição. A competição reuniu cientistas de dados, profissionais vinculados à saúde, programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. Eles foram auxiliados por 50 mentores no desenvolvimento das soluções.

A equipe vencedora desenvolveu uma plataforma para o monitoramento de doenças infectocontagiosas para subsidiar ações preventivas na área da saúde. A ferramenta tecnológica possibilita ao gestor público uma melhor visualização da situação por município e região, auxiliando diretamente nos processos de planejamento e tomada de decisão.

Além do trabalho vencedor mais 12 projetos elaborados a partir de dados da Secretaria da Saúde, abrangendo os anos de 2008 a 2016, foram apresentados para análise da comissão julgadora.

MARCO – Para o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, a maratona foi um marco na história de 53 anos da companhia. “Propiciamos um ambiente criativo e favorável à troca de informações e de conhecimentos, que convergiram em boas ideias voltadas à melhoria da saúde pública”, disse. Segundo ele, parcerias entre agentes públicos e a sociedade tem o potencial de gerar projetos que beneficiem diretamente a população.

EQUIPE VENCEDORA – Contando com a participação de seis competidores, a equipe do projeto Mais Paraná foi composta por Philip Gonçalves, engenheiro de software; Daniel Skroski, designer; Guilherme Parreira, estatístico; Jessica Sisa, estudante de engenharia mecânica; Gabriel Santori, estudante de estatística e Daniel Ikenaga, estatístico.

O cansaço e o pouco tempo para o desenvolvimento do projeto foram os principais problemas sentidos pelo grupo. Na avaliação dos vencedores, esta maratona tecnológica foi um excelente laboratório de trabalho em equipe.

PREMIAÇÃO – Como prêmio, os seis integrantes do projeto Mais Paraná poderão utilizar gratuitamente as plataformas tecnológicas da IBM pelo período de um ano, tanto para a evolução deste projeto, como para o desenvolvimento de novas soluções.

De acordo com a executiva de negócios da IBM, Andrea Rodacki, o Bluehack realizado na Celepar superou as expectativas. “Ele se transformou em um grande embrião para que outras áreas públicas adotem medida similar”.

COMISSÃO JULGADORA – A comissão julgadora foi presidida por Márcia Goldfieri, do laboratório de pesquisa IBM, e contou com a participação de Ana Claudia Figueiredo, gerente do programa de cidadania corporativa da IBM; de Alexandre Grenteski, responsável pela área de inovação aberta da Renault do Brasil e dos diretores da Celepar, Danilo Scalet, tecnologia da informação e comunicação e Luiz Fernando Ballin Ortolani, infraestrutura e operações.

A avaliação levou em conta cinco aspectos: inovação, aplicabilidade, modelos de negócios, qualidade técnica da solução e impacto social. Segundo Scalet, em função do pouco tempo que as equipes tiveram para o desenvolvimento do trabalho surgiram ideias promissoras.

Os 13 projetos passarão por uma análise conjunta da Secretaria da Saúde e da Celepar para avaliar a viabilidade de implantação. (Texto e Foto: AEN-PR)

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais