Programação da Festa Literária de Cianorte é definida

livros2

A programação é extensa e atrativa a diferentes idades. A comissão da I Festa Literária de Cianorte (Flicia) divulgou nesta semana os detalhes das atividades que vão ser realizadas durante os dias do evento, que ocorre entre 7 e 10 de junho. Apresentações artísticas e culturais, teatros, contação de histórias, exposição e venda de livros, além de relatos de experiências e trabalhos científicos e literários prometem encantar os amantes da literatura e da leitura de modo geral.

A abertura do evento será no dia 7 de junho, às 19h30, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves e contará com a apresentação do espetáculo “Num reino de príncipes e princesas”, promovido pelo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão. Já nos dias 8, 9 e 10, as atividades serão realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional (Rua Dom Pedro II, 598), com horários para visitação das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 22h30. A realização é uma iniciativa da Prefeitura (Secretaria de Educação e Cultura) em parceria com a Câmara Municipal de Cianorte.

Além da programação fixa, cada dia terá atividades diferenciadas. No dia 8, às 19h, ocorre a cerimônia de premiação do V Concurso Municipal de Poesia e homenagem aos escritores de Cianorte. Na sequência, às 21h, haverá debate em mesa-redonda sobre o tema “Livros físicos e livros digitais: Diferenças e aproximações”, composta pela professora doutora Maria Luisa Furlan Costa (UEM) e pela professora pós-doutora Ana Paula Machado Velho (UEM).

A programação diferenciada do dia 9 começa às 19h30, com mesa-redonda sobre o tema “Os desafios para o incentivo à leitura na era digital”, com a participação da professora especialista Marli Fiorentin, do NTE (Núcleo Tecnológico da Educação) do Rio Grande do Sul, e do professor mestre Romulo Tondo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir das 21h15, os participantes do evento poderão escolher entre vários trabalhos que foram selecionados e serão apresentados nas salas temáticas.

No dia 10, a mesa-redonda também terá início às 19h30, com o tema “Literatura e Cinema: Convergências e divergências”. Na mesa estarão a professora doutora Cristiane da Silveira Lima (UEM), a professora mestra Janiclei Mendonça, da União Educacional de Cascavel (Univel) e a jornalista cultural Paula Mariá, de Maringá. A partir das 21h15, novamente os participantes do evento poderão escolher entre vários trabalhos que foram selecionados e serão apresentados nas salas temáticas.

Além das apresentações, o espaço contará com diversas exposições culturais, pedagógicas e literárias fixas. O grande destaque é a exposição “Poty, de todos nós”, do artista Poty Lazzarotto, em parceria com o Colégio Sesi. Além disso, instituições de ensino da cidade vão expor trabalhos de cunho literário desenvolvidos por seus profissionais. O Expresso da Leitura também será uma atração no evento.

Texto: Cleber Gonçalves / Ascom CV  /  Imagem ilustrativa

Compartilhe: