Profissionais que atendem usuários do Bolsa Família passam por capacitação

Os Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte receberam, na manhã dessa quarta-feira (29), formação a respeito dos serviços que devem ser prestados aos usuários do Bolsa Família durante o acompanhamento obrigatório, que ocorre a cada semestre, para que o benefício continue a ser prestado pelo Governo Federal. Além dessa turma, outras duas também passam pelo treinamento, contabilizando 150 profissionais.

“Duas vezes por ano, sendo uma no 1º semestre e outra no 2º, todos os beneficiários do programa devem se dirigir a uma das UBSs para o acompanhamento obrigatório de peso, estatura, situação vacinal e, caso gestante, também do pré-natal”, explicou a supervisora do Programa Saúde da Família, Marcela Soares Loureiro do Amaral que, juntamente com o gestor do Bolsa Família, Rodrigo Luque da Silva, ministrou a capacitação. “Nesse sentido, essa reunião busca explicar como os serviços devem acontecer e as especificidades do auxílio social para que o atendimento seja ofertado de modo ainda mais eficaz”, completou a supervisora.

O período para o primeiro acompanhamento do ano está terminado. As famílias beneficiárias têm até 28 de junho para procurar pelo serviço. “É bom lembrar que os que não o realizarem, terão a transferência de renda automaticamente bloqueada e, posteriormente, cancelada caso não seja feita a atualização”, alertou Marcela. Até o momento, 64% dos usuários se regularizaram. Para realizar a avaliação, basta apresentar o cartão Bolsa Família, a carteirinha de vacinação e, se gestante, o cartão de gestante.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: