Procura por cadastramento biométrico é baixa em Cianorte

biometria03

A preocupação era uma só durante o encontro da última sexta-feira (26), que reuniu representantes dos poderes Judiciário e Executivo no Paço Municipal Wilson Ferreira Varella: se todos os eleitores da Comarca de Cianorte, à qual pertencem mais cinco municípios da região, deixarem para realizar seu cadastramento biométrico de última hora, o Fórum Eleitoral não terá capacidade para atender toda a demanda. Desde o início do processo, há, cerca de, 60 dias, dos 57 mil eleitores cianortenses, apenas 17 mil procuraram o serviço, ou seja, 25% do esperado. A situação se repete com os outros municípios que pertencem às Zonas Eleitorais88 e 149, já que eles mantêm a mesma média de procura.

O fato foi constatado pela comitiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que tem percorrido nos últimos dias diferentes cidades que prestam o serviço.Na Comarca de Cianorte, dos 75 mil eleitores esperados, apenas 25 mil compareceram. “Indicamos que os cidadãos busquem realizar esta atualização de suas informações o quanto antes, tendo em vista que é um ato obrigatório e que o seu não cumprimento implicará da perda de uma série de direitos proporcionados pelo Título de Eleitor, que será cancelado ainda para a próxima eleição, assim como ficar sem o CPF, que é um documento imprescindível para diferentes atos da vida civil”, relatou o desembargador do TRE-PR, Luiz Taro Oyama.

De acordo com o magistrado, o cadastramento implicará maior segurança no momento do voto. “A revisão do Título Eleitoral evitará fraudes, como outra pessoa votar no seu lugar, além de, futuramente,compor o banco de dados da Justiça Federal para a elaboração de um documento único para o cidadão, aprovado recentemente pelo Congresso”, explicou. O prazo final para atualizar o cadastro junto à Justiça Eleitoral é 25 de agosto.

Para maior agilidade no atendimento, o chefe do Cartório Eleitoral de Cianorte, Fernando Cesar Severino, orienta que os eleitores agendem com antecedência o dia e horário através do portal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. “Lógico, que aqueles que não o fizerem também terão sua biometria realizada da mesma forma, entretanto, com a aproximação do prazo final, a tendência é que a procura aumente e a espera se torne um pouco maior”, salienta. Atualmente, o local com capacidade de atender 850 pessoas por dia, tem realizado menos de 600 nos 16 guichês disponíveis.  Cada cadastro demora de 15 a 20 minutos.

Para a realização desta atualização de dados a Justiça Eleitoral tem contado com o apoio das Prefeituras pertencentes às Zonas Eleitorais 88 e 149 (Cianorte, Jussara, Japurá, São Tomé, São Manoel do Paraná e Indianópolis) no fornecimento de pessoal para atendimento, no auxílio estrutural e na divulgação. Da reunião da última semana, além dos prefeitos destes municípios, também participaram a diretora da Secretaria da Corregedoria do TRE-PR, Daniela Borges de Carvalho; a auxiliar na divulgação da biometria no Paraná, Sueli Bissi; os juízes Bruno Henrique Golon e Marília Mitie Yoshida; e a analista judiciária do Cartório da Zona Eleitoral 149, Angelita Zafari Chaves.

SERVIÇO  – O atendimento acontece na sede do Fórum Eleitoral de Cianorte (próximo à Prefeitura), de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h. O agendamento é feito através do site http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/agenda-biometria/agendamento-de-atendimento-ao-eleitor. É necessário apresentar RG,CPF, título de eleitor (se houver), comprovante de residência e certificado do serviço militar obrigatório (para homens). Além do cadastro biométrico, o documento eleitoral também será entregue em mãos.

Texto : Ascom PMC / Foto: Andye Iore/Folha de Cianorte

Compartilhe: