Primeira Festa Literária de Cianorte será realizada em maio

reuniao-site

O calendário de eventos oficiais da Capital do Vestuário está mais recheado em 2016. Isto porque, por iniciativa da prefeitura, será realizada em maio a primeira Festa Literária de Cianorte, a FLICIA.

O anúncio foi efetuado na última semana pela chefe da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Camargo, após uma reunião com a secretária de Cultura de Maringá, Olga Agulhon, e a diretora de Cultura de Maringá, Laíde Cecília de Souza Andrade, ambas responsáveis pela Festa Literária de Maringá (FLIM). “Nos últimos três anos conseguimos contemplar e ampliar a atuação dos mais diversos segmentos culturais existentes em nossa cidade, como os associados às artes de espetáculo, festivais, artesanato, fotografia e design. Já com relação aos livros e periódicos, destinamos tempo e esforço para a reestruração da Biblioteca Pública Municipal e revitalização do Expresso da Leitura, mantendo o tradicional Concurso de Poesias da Rede Municipal como único evento deste setor. Agora, ‘com a casa em ordem’ e a troca de experiências com as organizadoras da FLIM, estamos prontos para promover uma verdadeira celebração literária em nosso município”, destacou Silvana.

Para a professora Dora Lúcia Garcia, que também representou a Secretaria de Educação cianortense na reunião, o encontro com a equipe maringaense foi muito produtivo. “Além de secretária de Cultura, Olga Agulhon é membro da Academia de Letras de Maringá e possui um extenso currículo literário, com a publicação de diversos livros. Assim, trocamos muitas ideias e adquirimos informações valiosas sobre a FLIM, como dicas sobre a programação, o perfil do público-alvo, datas propícias e contato com editoras e escritores. Para isso, contamos com o apoio do prefeito Bongiorno, que prontamente aderiu à iniciativa”, contou.

Neste sentido, a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, salientou a relevância da FLICIA para os estudantes, tanto da rede municipal quanto da estadual. “Como professora de Língua Portuguesa não posso deixar de citar a importância de se incentivar e oportunizar o desenvolvimento do hábito da leitura para a formação pessoal e profissional, pois por meio dela conhecemos novos mundos, fixamos conhecimentos, ampliamos o vocabulário e, consequentemente, melhoramos a capacidade de produzir redações e a habilidade de oratória”, disse.

Previsto para os dias 19, 20 e 21 de maio o evento será gratuito e aberto à população, reunindo escritores, pesquisadores e apreciadores da literatura em palestras, mesas redondas, feira de livros com a participação de editoras e livrarias, bem como em apresentações de dança, música e contação de histórias. Além disso, a FLICIA também servirá de sede para a solenidade de premiação do Concurso de Poesias. “Nossos objetivos são os de despertar a sensibilidade para a leitura, democratizar ainda mais o acesso aos livros e consolidar este evento como oficial no calendário municipal”, concluiu a chefe da Divisão de Cultura.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: