Presença de mais policiais nas ruas inibe ação criminosa

pm-cap claudio03Quase uma semana após a apresentação oficial dos novos 50 policiais, o comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cianorte faz uma avaliação positiva do impacto do anúncio e presença dos soldados nas ruas cianortenses. “Já percebemos uma redução nas ocorrências na cidade”, comentou o capitão Cláudio Roberto Longo Silva (foto), que também acompanhou os novos policiais em ronda a pé nas ruas. “A presença de mais policiais acaba inibindo os criminosos que pensam mais antes de fazer algo errado”.

Além do combate e prevenção ao crime, os novos policiais também tem participado da realização de blitze de trânsito, fiscalização de som alto, entre outras atividades práticas. Mas uma frente importante de atuação é contra o tráfico de drogas. O capitão Cláudio Silva informa que há mais abordagens de suspeitos nas ruas, o que leva a prisão de mais pessoas envolvidas em atitudes ilícitas. Em cinco meses de atuação da 5ª Cia foram presos 80 traficantes, numa media de um traficante preso a cada dois dias na cidade.

O que tem uma influência direta em outros tipos de crimes, conforme o capitão Cláudio Silva revelou na semana para a Folha de Cianorte uma redução de 80% nas ocorrências de roubos em Cianorte no período.

Dois exemplos práticos da atuação dos novos policiais foram as prisões de um foragido do minipresídio de Maringá no último dia 29 de agosto e de um ladrão no dia 28 de agosto. O primeiro caso foi em São Manoel do Paraná e evitou um assalto que estava sendo planejado em Rondon. O segundo foi em Cianorte depois do ladrão furtar um anel de uma loja. Ele foi preso numa praça da cidade, um dia após ganhar liberdade da cadeia.

TREINO – Os 50 novos policiais fizeram um treinamento teórico no 4º Batalhão da PM em Maringá e estão agora no estágio operacional em Cianorte. Eles se formarão no final de mês e em seguida já passam a fazer parte efetivamente do efetivo cianortense.

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar atua nas cidades de Cianorte, Terra Boa, Jussara, São Tomé, Japurá, Indianópolis e São Manoel do Paraná, englobando aproximadamente 120 mil pessoas.

PARCERIA – A população tem sido uma grande parceira da polícia em Cianorte. Praticamente toda semana o boletim de ocorrências da Polícia Militar traz uma ocorrência que teve desfecho após denúncia de populares. As pessoas que suspeitarem de algo ou tiverem alguma pista de um crime podem comunicar a polícia anonimamente pelos telefones 181 e 190.

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: