Prefeitura reformula calendário dos mutirões de limpeza

mutiraolimpezasiteDevido aos estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, que interditaram ruas e causaram danos às estradas rurais do município, as equipes da Prefeitura de Cianorte envolvidas com os mutirões de limpeza para eliminar criadouros de escorpião e de Aedes aegypti foram deslocadas.Com o término das ações emergenciais, nesta semana, a força-tarefa, realizada pelas secretarias de Serviços e Meio Ambiente, deve ser retomada nas Zonas 01, 02 e 07.

Os próximosmutirõesacontecem nesta quarta-feira (08), no distrito de Vidigal, e neste sábado e domingo (11 e 12),no bairro Seis Conjuntos. Para que as ações sejam efetivas, os moradores devem realizar a limpeza das suas residências, principalmente do quintal, e colocar os resíduos que possam abrigar o animal peçonhento e o mosquitona calçada que, na sequência, os caminhões da Prefeitura passarão fazendo a coleta.

“Esta será a oportunidade dos moradores contarem com o auxílio do Governo Municipal para eliminar madeiras em geral; restos de materiais de construção, como telhas e tijolos; móveis e eletrodomésticos em desuso; pneus, latas e outros recicláveis; e deixarem suas casas livres da sujeira, de doenças e acidentes com escorpiões”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz.

“Nesse sentido, é importante deixar claro que, depois do prazo estabelecido para a região, quem depositar estes resíduos nas calçadas, canteiros ou qualquer via pública estará sujeito à multa, conforme Código de Posturas do Município, além de outras penalidades, como em caso de prejuízo à saúde pública ou ao meio ambiente”, alerta o secretário de Serviços Municipais, Allan Marchini.

AGENDA – Os mutirões continuam nos finais de semana seguintes em outros bairros do município. No calendário estão previstas ações nos Jardins Universitário e Atlântico e na região do Cianortinho.

CUIDADOS – Para garantir a segurança, é necessário utilizar luvas de borracha e sapatos fechados, além de manter as crianças afastadas da ação. Em caso de se deparar com o escorpião, a recomendação é que seja feita uma ação mecânica, com um objeto duro, que o mate. Já as larvas do Aedes aegypti morrem quando estão em ambiente sem água. Assim, caso encontre um recipiente com foco, basta eliminar a água, virando no chão, onde tenha terra ou grama. Mas atenção: nunca faça isso no ralo ou vaso sanitário, pois é preciso garantir a escassez da água para interromper o desenvolvimento do mosquito. Depois disso, é preciso realizar uma limpeza, com esponja, para soltar os ovos que possam estar grudados. (Texto e foto: ASCOM PMC)

Compartilhe: