Prefeitura realiza dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa

O dia 15 de junho marca o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Em Cianorte, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade, a data foi lembrada com um ciclo de palestras, na tarde dessa quinta-feira (27). Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento aconteceu no Centro de Convivência da 3ª Idade.

Na oportunidade, o público presente acompanhou atentamente a palestra “Principais formas de violência interfamiliar e institucional contra a pessoa idosa”, com a assistente social, Ana Neri Leal; “Principais crimes, golpes e fraudes que os idosos sofrem no contexto atual”, com o delegado chefe da 21ª Subdivisão de Polícia Civil de Cianorte, Dr. Jonas Eduardo Peixoto do Amaral; e “Imposto de Renda Solidário”, com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, pastor João Batista Figueira.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia, é de suma importância chamar à atenção da sociedade para o combate à violência contra a pessoa idosa. “O poder público deve trabalhar para esta causa, mas a população também precisa contribuir, bem como a família do idoso, que, em muitos casos, é a responsável pelos atos de violência, tanto físicas quanto verbais”, comentou a secretária.

“Praticamente todas as secretarias e áreas da administração pública possuem seus Conselhos. A população pode, e deve participar, conhecendo e entendendo o que acontece na cidade e o que é possível melhorar”, ressaltou o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno, que na oportunidade representou o prefeito Bongiorno. “Em Cianorte, temos uma grande estrutura que valoriza essas pessoas que tanto contribuíram para a formação desse país. Eventos como esse são de extrema necessidade para levar mais informação ao público-alvo, evitando a violência e aprendendo a respeitar os idosos. As pessoas precisam conhecer seus direitos”, completou. Também participaram do encontro os vereadores, Márcia Pereira e Victor Hugo Davanço; a chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Adriana Macedo Águila; e coordenadoras e servidoras da pasta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse