Prefeitura prepara melhorias no incentivo à leitura

biblioteca02Cianorte conta com boas opções públicas para os fãs de literatura e quem precisa fazer pesquisas, apesar de não ter livrarias para vendas de livros. A não ser poucos títulos em papelarias, locadoras e supermercados. E as opções públicas melhorarão. Está em andamento na prefeitura de Cianorte uma revitalização dos serviços públicos literários da cidade. Tanto a biblioteca como o Expresso da Leitura passam por reforma e/ou revitalização e em breve estarão à disposição da população novamente. A nova biblioteca (foto ao lado)  será inaugurada no dia 10 de julho, na rua Ouro Verde, 79, no centro. “Estaremos num local amplo e arejado e com novo horário atendendo pedidos da população”, comentou a chefe da Divisão de Cultura de Cianorte, Silvana Camargo.

A inauguração já contará com os 150 livros doados pela Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná. As obras fizeram parte do centro cultural montado para a 61ª edição dos Jogos Estudantis do Paraná (JEPS) realizados na semana passada em Cianorte. A nova biblioteca também contará o Núcleo Tecnológico Municipal com computadores com acesso à internet.

Já o ônibus do Expresso da Leitura está em reforma e em breve voltará a circular pela cidade. O projeto Expresso da Leitura foi criado em 2011 e funciona como uma biblioteca itinerante. O acervo de mais de 2,5 mil exemplares fica num ônibus adaptado que circula pelos bairros de Cianorte e nos distritos de Vidigal e São Lourenço. Inclusive passando por escolas e participando de eventos. O acervo tem desde livros didáticos usados em sala de aula como clássicos da literatura que estimulam a imaginação do leitor, num estímulo à leitura em diferentes faixas etárias.

OPÇÕES – Cianorte está bem servida de opções públicas literárias para a comunidade, com um acervo no geral próximo a 10 mil exemplares. Cada escola também tem uma biblioteca própria. Além das opções municipais, há a Biblioteca do Campus Regional de Cianorte (BSE-CRC) da UEM. Ela foi criada em 1986 e conta hoje com milhares de títulos como livros, revistas, jornais, monografias, vídeos, entre outros. Ela é aberta para a comunidade, mas o sistema de empréstimos de livros para os leitores levarem para a casa é destinado somente para alunos, professores e servidores da UEM. A universidade também tem uma tecidoteca.

E também há a biblioteca do Sesi/Senai com aproximadamente 2 mil títulos catalogados. As publicações estão disponíveis para a toda a comunidade para pesquisas no local, mas somente os alunos do Sesi/Senai podem fazer o empréstimo para levar para casa.

BIBLIOTECAS
• Biblioteca Pública – Rua Ouro Verde, 79, centro. Horários: 8h30 às 18h30.
• Biblioteca do Sesi/Senai – Travessa 1, número 63, no Parque Industrial. Horários: durante a semana das 7h às 11h, das 12h30 às 16h30 e das 18h às 22h30.
• Biblioteca da UEM – Rua D. Pedro II, 598 – Zona 1. Horários: Segunda à sexta-feira: das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h.
• Biblioteca da Unipar – Av. Brasil, 1123 – Zona 1.

Texto e fotos: Andye Iore

biblioteca01

Compartilhe: