Prefeitura intensifica ações para recuperar estragos da chuva

forcatarefa-siteEm Cianorte, as secretarias municipais de Serviços e de Meio Ambiente estão trabalhando com todo o efetivo, tanto de servidores quanto de máquinas e veículos, na recuperação dos estragos causados pela chuva. As ações contam com o apoio da Defesa Civil e o reforço do Corpo de Bombeiros, Brigada Florestal, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) e de funcionários da varrição de rua. Entre os serviços destacam-se os reparos em galerias, desentupimento de bocas de lobo, recuperação de estradas rurais, tapa-buracos na pavimentação, retirada de árvores e galhos, mutirão de limpeza, além do apoio às residências danificadas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Reginaldo Epifânio de Souza, as ocorrências registradas se devem ao volume de chuva acima da média prevista, bem como aos fortes ventos. “Para se ter ideia, a precipitação chegou a alcançar 110 mm em quatro horas, entre as 4h e as 8h da manhã de segunda-feira (30)”, conta. De lá pra cá, foram notificadas e atendidas as situações de oito alagamentos, um deslizamento de terra, dois desabamentos de muro, duas quedas de árvores e o desalojamento de uma família.

“Além das ocorrências registradas pela Defesa Civil, sabemos que há situações de menor gravidade em diversos pontos da cidade e estamos trabalhando na eliminação dos riscos de acidentes, começando pelos casos de maior probabilidade de danos até atendermos a todos”, conta o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz. Pela cidade, equipes atuam com pás carregadeiras, caminhões basculantes e de carroceria, além das máquinas e veículos com equipamentos para adequação de árvores e das vias de terra.

“Situações como estas geram muitos transtornos à população e ao funcionamento da cidade, principalmente com relação ao trânsito e ao escoamento da água. Por isso, estamos empenhando esforços para recuperar a normalidade o quanto antes. No entanto, alguns serviços, como a recuperação do asfalto e a terraplanagem das estradas rurais, dependem do tempo estável, tanto por causa dos materiais sensíveis à água quanto das condições da terra para que as máquinas funcionem. Assim, pedimos a compreensão dos moradores que estão aguardando por alguma dessas ações, pois a previsão é de mais chuva para esta sexta-feira (03)”, afirma o secretário de Serviços, Allan Marchini.

MUTIRÃO DE LIMPEZA – Com as chuvas que atingem a cidade recorrentemente, desde o dia 26 de outubro, bem como o deslocamento de equipes para a recuperação dos estragos, o mutirão de limpeza contra o escorpião e o Aedes aegypti sofreu atraso no cronograma. Nesta semana, a ação chegou às Zonas 01 e 02, com o recolhimento de móveis e madeira, sendo realizada, paralelamente, na Zona 07. Na próxima semana, será efetuada a coleta dos demais resíduos. “Cada tipo de lixo possui um local específico para destinação correta, por isso, a Prefeitura não pode recolher vários tipos em um mesmo caminhão”, explica a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Roco, citando ainda que, além disso, devido ao Dia de Finados (02 de novembro), também foi necessário designar um grupo de limpeza ao Cemitério Municipal. (Texto e foto: ASCOM PMC)

asfalto-site

Compartilhe: