Prefeitura faz mutirões de limpeza contra escorpião

escorpiao

Com sete casos de acidentes com escorpiões, sendo um com óbito, Cianorte está em alerta e o poder público tem empenhado esforços para inibir a infestação do animal peçonhento na cidade, principalmente em ações conjuntas da prefeitura com a 13ª Regional de Saúde. Para reforçar o trabalho, um cronograma de mutirões de limpeza, que abrange todas as localidades, foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços e de Saúde, com o objetivo de eliminar os locais propícios ao esconderijo e procriação do escorpião.

A força-tarefa terá início no próximo sábado (7) e se estenderá até o final de novembro. Neste período, segundo o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz, cada semana irá contemplar uma localidade e, para que a ação tenha o resultado esperado, a participação da população é fundamental. “É muito importante que, durante a data estipulada, o morador limpe sua residência, retirando de seu quintal entulhos, madeiras, móveis, pneus e outros exemplares que possam atrair e servir de abrigo aos escorpiões. Os resíduos devem ser colocados em frente às casas, que a prefeitura, por sua vez, passará fazendo a coleta”, explica.

A primeira região a ser contemplada será a do Aquiles Comar, Conjunto Morada do Sol, Jardim Santa Felicidade e proximidades, onde, nos dias 07 e 08 de outubro, cada morador deve providenciar a limpeza de sua moradia. Para isso, o secretário de Serviços, Allan Marchini, lembra a necessidade de cuidados básicos. “Escorpiões gostam de se esconder em pilhas de materiais. Por isso, elimine todo amontoado de coisas próximo, ao redor ou dentro de casa. Para garantir a segurança, é necessário utilizar luvas de borracha e sapatos fechados, além de manter as crianças afastadas”, orienta.

Em caso de se deparar com o animal, a recomendação é que seja feita uma ação mecânica que o mate. “Bata no escorpião com um objeto duro, que o esmague ou corte. Certifique-se de que está morto e, se for possível, faça a captura em um pote de vidro com tampa e providencie a entrega à Vigilância Sanitária, que está localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida América, nº 5.080 e que atende pelo telefone 3619-0320, para a identificação do tipo do animal e monitoramento da infestação”, explica a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Heloisa Dantas.

Após a coleta dos resíduos pela prefeitura, o morador que depositar entulho, madeiras, pneus, restos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, entre outros nas calçadas, canteiros e demais vias públicas estará sujeito à multa, conforme legislação municipal. “Por isso, alertamos para que não percam o prazo. Esta é a oportunidade e, com cada um fazendo sua parte, podemos reduzir consideravelmente as chances de acidentes com escorpião em nossa cidade”, conclui o secretário de Meio Ambiente.

Texto e foto: ASC PMC

 

Compartilhe: