Prefeitura disponibiliza instrumentos musicais para projeto social de Capoeira

Objetivo é incentivar o esporte entre crianças e adolescentes do município

Responsável por determinar o ritmo e o estilo do jogo, a música é elemento fundamental em uma roda de Capoeira. Sabendo disso, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com o objetivo de incentivar a prática no município, entregou para a Associação Corisco de Capoeira, na manhã dessa quinta-feira (21), novos instrumentos musicais, que serão utilizados nos projetos sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes.

Foram disponibilizados todos os equipamentos necessários, sendo eles: pandeiros, agogôs de castanha, berimbaus e caxixis. O investimento foi de cerca de R$ 4 mil. “Essa é uma das formas que encontramos não apenas de incentivar o esporte, que contribui para a interação social e a saúde física e mental dos praticantes, mas também de valorizar a cultura afro-brasileira no nosso município, tendo em vista que a capoeira é uma das suas principais expressões”, pontuou Bongiorno.

Com os equipamentos, o mestre Ademilson Costa Souza (Corisco) garante que será possível ministrar as aulas de instrumentação aos pequenos. “O ensino será gradual. Eles começam com as palmas, para irem se adaptando aos diferentes ritmos existentes, e passam para o agogô, pandeiro e, por fim, o atabaque e o berimbau”, explica.

Tenho certeza que as crianças e adolescentes irão tirar muito proveito dessa ação do Poder Público”, argumentou o secretário de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio, que entregou os instrumentos acompanhado do vereador Silvio do Pátio; do secretário de Serviços Municipais, Allan Marchini; da diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Zilda de Assis; e do subprocurador jurídico, Mario Ramos Lubasky.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: