Prefeitura de Cianorte adota medidas para evitar propagação do novo coronavírus

Após a confirmação de um caso positivo, e dois suspeitos, do novo coronavírus em Cianorte, e da Organização Mundial de Saúde decretar pandemia do Covid-19, o prefeito Bongiorno convocou uma reunião de monitoramento da situação do novo vírus na cidade. No encontro, entre outras medidas, foi deliberado que eventos do município ou em áreas públicas estão automaticamente cancelados, assim como, não serão expedidos alvarás de funcionamento para eventos com aglomeração superior a 50 pessoas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto, uma das ações foi mapear a população que está retornando de viagens ao exterior. Ao todo são 22 pessoas sendo monitoradas. “Os profissionais da Atenção Básica do Município já estão capacitados quanto ao trato com os pacientes e aos possíveis casos. Uma das orientações é que todos mantenham a atenção, caso haja febre e sintomas respiratórios, entre em contato conosco pelo telefone 3619-0328 ou 99125-9767”, comentou. “É importante lembrar que apesar de tamanha precaução, não é necessário pânico. Hábitos simples de higiene são as melhores formas de prevenção da doença, como lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados”, finalizou.

Segundo o prefeito Bongiorno, o Município disponibilizará aparelhos respiratórios aos pacientes que precisarem. “Conversamos com a direção do Hospital Santa Casa e eles estão se preparando para receber mais pacientes, com a disponibilização de seis novos leitos provisórios de UTI. É hora de nos unirmos para vencer mais essa batalha e, por isso, nos reuniremos com os prefeitos dos municípios pertencentes à Amenorte para definirmos algumas estratégias em conjunto”, ressaltou o gestor. “Também decretamos que, entre os dias 17 a 20 de março, servidores municipais acima de 60 anos (exceto os profissionais da saúde) e servidoras gestantes de alto risco estarão dispensados do trabalho”, concluiu.

Por tratar-se de um grupo de alto risco, o prefeito determinou ainda a paralisação das atividades dos grupos da Terceira Idade, e manteve as aulas nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, porém, caso os pais ou responsáveis entendam não ser conveniente enviar seus filhos, os mesmos não serão penalizados. Também participaram da reunião o vice-prefeito, Beto Nabhan; o presidente da Câmara, vereador Sílvio Fernandes; a chefe de Gabinete e procuradora jurídica, Dra. Glaucilene Águila Porcel; a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia; o subprocurador jurídico, Dr. Mário Lubasky; a secretária executiva do Ciscenop, Andréia Lemos; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Emerson Tolentino de Matos; a médica e diretora técnica da UPA, Dra. Joelma Aguilera Magalhães; e o representante da ACIC, Renan Granzotto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: