Prefeitos elogiam aproximação e rapidez no trâmite de projetos

Os prefeitos chegaram, no evento, com uma ideia de obra, para atender aos seus respectivos municípios, e saíram com um pré-projeto para a implantação de obras estruturantes que beneficiam a população. O relato é do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, em relação aos dois dias de atividades da Secretaria e do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), no atendimento aos prefeitos, durante o evento “Governo 5.0 – o Novo Pensar e o Novo Fazer”, em Foz do Iguaçu.

De acordo com Ortega, a aproximação de prefeitos e técnicos municipais, dos 399 municípios paranaenses, mostrou a abertura de um governo inovador, realizador e comprometido com o futuro. “Os prefeitos estão animados e já entenderam a visão do governador Ratinho Junior para gerar o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas”, disse. Segundo ele, a integração entre o Governo e as Prefeituras é fundamental nesse processo e gera uma energia muito positiva que só resulta em benefícios à população.

RESULTADOS IMEDIATOS

Durante o evento, os prefeitos puderam fazer todo o caminho preliminar à apresentação dos projetos, com informações sobre as diversas possibilidades de obras e esclarecer dúvidas com os técnicos do Paranacidade.

Em seguida, ao atendimento do secretário Ortega ou do diretor geral da SEDU, Chico Santos, foram feitas as primeiras tratativas para a apresentação dos projetos.

“Eles conheceram, com detalhes, todas as ferramentas que o Paranacidade dispõe para apoiá-los e os programas para cada segmento”, explicou o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini. Ele disse que ao passar pelo estande, o gestor municipal pôde ver as áreas do seu próprio município onde há mais carência, simular projetos de iluminação pública, de pavimentação com concreto, de geração de energia com painéis fotovoltaicos, o Programa Ruas do Paraná, entre outros e até fazer uma previsão de investimento para a realização de cada um deles.

Para o secretário Ortega, o que se viu foi a postura do Governo do Paraná para dar celeridade ao trâmite dos projetos. “Essa é a postura de uma gestão inovadora, que abre possibilidades para auxiliar os prefeitos e mostrar o leque de serviços disponíveis, sempre com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida e fazer a transformação na vida das pessoas”, disse.

DEPOIMENTOS

A prefeita de Querência do Norte, Rozinei Raggiotto, ficou animada com o atendimento. Um dos objetivos dela foi conhecer detalhes do Programa Ilumina Paraná, para a substituição da iluminação pública tradicional por refletores LED, que proporcionam iluminação melhor a custos menores. “Volto para a minha cidade sabendo do que preciso fazer para dar início a esse programa, sempre no sentido de concretizar o desejo da população”, disse.

Já o prefeito de Santa Izabel do Ivaí, Freonizio Valente, mostrou interesse pela instalação de equipamentos para a geração de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos e, assim, economizar recursos públicos. “Tudo foi muito bem explicado, tirei dúvidas, recebi orientações para superar dificuldades no andamento dos projetos. Conheci as diversas possibilidades de financiamento e para a transferência de recursos a fundo perdido”, disse o prefeito. O próximo passo, segundo Valente, é voltar ao município, organizar as ideias e planejar.

Sobre o evento, o prefeito, que também é o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), afirmou que a aproximação e o conhecimento recebido faz com que os municípios ajustem as suas propostas e atuem em consonância com as diretrizes do Governo do Estado, sempre para a promoção do desenvolvimento dos municípios e o bem-estar da população.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: