PR tem 64 atletas e técnicos nas Paralímpiadas Escolares

delegacaoUma delegação de 64 atletas e técnicos embarcou ontem (21) para São Paulo onde serão realizadas as Paralímpiadas Escolares 2016, entre os dias 22 e 25 de novembro. O evento acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, inaugurado recentemente e com capacidade para 15 modalidades. Cerca de mil atletas de 12 a 17 anos de 24 estados e do Distrito Federal devem participar.

Oito modalidades serão disputadas: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. As categorias das modalidades são divididas para atletas com deficiência física, intelectual e visual.

A chefe da delegação, Margareth Gasparin, acredita que o Paraná tem bastante potencial no atletismo e natação. “São modalidades que nossos atletas estão bem preparados e apresentam bons resultados. Mas temos todas as chances de também sair vitoriosos nas demais”, argumenta.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, lembra que o Paraná participa das Paralímpiadas Escolares todos os anos. “A delegação é formada pelos campeões que disputaram os últimos Jogos Escolares em Arapongas. É uma tradição do Paraná estar presente nas Paralímpiadas Escolares”, argumenta.

Para o secretário do Esporte e Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, o Paraná é um dos principais estados no cenário do paradesporto nacional. “É só observar as conquistas de nossos atletas. Nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro o Marcelo dos Santos conquistou a prata da bocha, por exemplo. Nestas Paralimpíadas Escolares espero que os atletas conquistem bons resultados, mostrem a força que o Paraná tem no paradesporto”, disse. “Vinte e cinco destes atletas são bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná. O programa, com apoio da Copel, atualmente fornece 1.600 bolsas para atletas em formação e de rendimento”, completou o secretário.

Texto e foto: AE-PR

Compartilhe: