Pousada da Criança recebe obras de reforma e ampliação

Melhorias devem proporcionar mais conforto e segurança aos acolhidos

Crianças e adolescentes de Cianorte, Japurá, Jussara, São Tomé, São Manoel do Paraná e Indianópolis,em situação de risco social e pessoal -vitimas de violência física e psicológica, abuso sexual, negligência e abandono -, em breve, receberão atendimento em um espaço mais amplo e apropriado. Isto porque, a sede da Pousada do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Pousada da Criança), que fica na Praça Oswaldo Cruz, recebeobras de reforma e ampliação.

Os serviços começaram em setembro do ano passado pela ala que atende as crianças. Na edificação existente, tudo está sendo renovado: pintura, revestimentos, aberturas (portas e janelas), telhas e forro; e recebe revisões (sistemas elétrico e hidráulico) e adequações de acessibilidade. Também acontece a ampliação da estrutura em 76 m², que possibilitará espaços adequados para cozinha, refeitório, despensa, lavanderia e playground e a criação de um novo quarto e de uma brinquedoteca.

Com essas benfeitorias, pretendemos garantir aos nossos pequenos,um ambiente mais amplo e aconchegante”, salientao prefeito Bongiorno. Depois de pronta, a casa terá capacidade para abrigar até dez crianças confortavelmente. “Estamos pensando em cada detalhe para que tudo se torne o mais acolhedor possível e para que eles se sintam como residentes em uma casa normal”, completaa secretária municipal de Assistência Social, Marlene Benalia Bataglia.

Esta primeira fase da obra recebe o investimento de, aproximadamente, R$ 235 mil, provenientes do Fundo de Participação da Criança e do Adolescente,em que todos os municípios que utilizam a Pousada contribuem. O término da etapa inicial está previsto para o final de março deste ano. Até que as ações sejam concluídas, os abrigados foram deslocados para uma residência temporária, onde os serviços são prestados normalmente.

ADOLESCENTES

Com a finalização da primeira fase do empreendimento, os serviços seguirão para a ala dos Adolescentes – casa ao lado. “Lá será realiza uma reforma completa que inclui a adequação de acessibilidade, substituição do telhado e do forro, pintura completa e a revisão geral da parte elétrica e hidráulica”, informa o engenheiro da Secretária de Desenvolvimento Urbano e responsável pela execução da obra, Patrick Giraldeli.

ASCOM/PMC

Compartilhe: